Se há uns tempos eram os baloiços que levavam as pessoas a visitar serras e aldeias, os passadiços tornaram-se na nova moda. Com o passar dos anos foram surgindo em várias regiões do nosso país e, agora, é impossível passarem despercebidos.
Para além de nos tirarem o fôlego com as escadas e os quilómetros, também as paisagens que avistamos nos deixam deslumbradas. Trazemos-lhe cinco para que possa desfrutar de um contacto com a natureza enquanto aproveita umas belas férias.
Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva (passadicosdopaiva.pt)
Localizados na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, os Passadiços do Paiva são 8 km de paisagens onde a natureza está no seu auge, com descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa.
O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau; e demora cerca de 2h30.
Devido à procura e afluência, para visitar estes passadiços tem de reservar e pagar um valor de €2.
Passadiço das Fragas de São Simão
Passadiço das Fragas de São Simão (aldeiasdoxisto.pt)
O Passadiço das Fragas de São Simão está localizado nas margens da Ribeira de Alge, nas Fragas de São Simão. Este percurso liga os miradouros das Fragas de São Simão e Ermida de São Simão, numa viagem rodeada pela natureza, que também passa pela Aldeia do Xisto de Casal de São Simão e leva-a até à praia fluvial.
O percurso tem uma duração média de 45 minutos com muitos altos e baixos. Apesar da quantidade de escadas, também tem pontos onde poderá descansar.
Passadiços de Aveiro
Passadiços de Aveiro (turismodocentro.pt)
Inseridos numa paisagem onde a Ria é o destaque, os Passadiços de Aveiro têm uma extensão total de 48 km, desenvolvendo-se em dois percursos, entre Estarreja – Albergaria-a-Velha – Aveiro (com 23 km) e Vagos – Mira (com 25 km).
O troço de Aveiro inicia-se no final do Canal de S. Roque, passando pelo Cais da Ribeira de Esgueira e termina em Vilarinho, junto ao Rio Novo do Príncipe.
Aqui poderá aproveitar para fazer exercício físico e observar a fauna e a flora da Ria de Aveiro.
Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado (aldeiasdoxisto.pt)
Foi com a intenção de permitir um acesso melhor, mais rápido e seguro entre a Praia Fluvial do Penedo Furado e a zona das quedas de água, que o Município de Vila de Rei avançou com os Passadiços do Penedo Furado.
Com cerca de 532 metros lineares, inclui uma ponte no final do percurso e plataformas para zonas de descanso, com bancos e miradouros para poder observar a natureza no seu esplendor.
Passadiços do Carvoeiro
Passadiços do Carvoeiro (@visit_algarve)
De certeza que já ouviu falar do célebre Algar Seco, no Algarve, e da sua beleza equiparada a uma obra prima. Os Passadiços do Carvoeiro permitem contemplá-lo.
O passadiço começa na Capela da Nossa Senhora da Encarnação e termina junto à boneca, a formação rochosa do Algar Seco. São cerca de 1,5 km.