[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

PsiNoivos: O projeto inovador que quer ajudar noivos no processo de casamento

São muitos os desafios que os casais têm de ultrapassar no dia a dia, especialmente para quem vai casar e esse foi o principal motivo que fez nascer a PsiNoivos, um projeto do Centro Catarina Lucas direcionado especificamente para casais em processo de casamento.

O projeto conta com profissionais nas áreas da psicologia, terapia de casal, sexologia e psiquiatria, sob coordenação da psicóloga clínica Catarina Lucas, diretora clínica do Centro Catarina Lucas.

Atualmente com uma equipa multidisciplinar de cerca de 30 profissionais especializados em diversas áreas da psicologia e do desenvolvimento humano, o Centro Catarina Lucas presta serviços como aconselhamento parental, terapia de casal, terapia familiar, sexologia clínica, neuropsicologia, hipnose clínica, orientação vocacional, psiquiatria, terapia ocupacional, terapia da fala, nutrição, naturopatia, osteopatia, entre outros, atuando nas áreas da Grande Lisboa e Évora.

O PsiNoivos é um projeto pioneiro em Portugal, que consiste em dar espaço para que o casal possa falar sobre as dificuldades sentidas nestas alturas e ajudá-los a planear todo o processo de forma tranquila. Foca-se na estabilidade emocional do casal ou do indivíduo, auxiliando no desenvolvimento de competências para gerir o stress nos meses que antecedem o casamento, tais como: potencializar habilidades, controlar a ansiedade, gerir conflitos, conhecer a individualidade de cada um e, ampliar a autoconfiança e a parceria entre o casal e os familiares.

Este acompanhamento decorre sob a forma de terapia individual ou de casal, definindo-se os objetivos e necessidades.

“Em Portugal, não existia até agora nenhum projeto tão direcionado para o acompanhamento dos noivos, mas noutros países, como no Brasil, esta é já uma prática comum. É importante que o casal se sinta apoiado nestes momentos e que tenha alguém fora do círculo familiar para expor questões mais sensíveis”, sublinha Catarina Lucas.

O projeto teve início em maio e está, neste momento, a ajudar dois casais e duas noivas.

Veja mais em Sociedade

PUB