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Global Change Award 2016

A H&M Foundation desafia, mais uma vez, a indústria têxtil a inovar, de forma sustentável.

A H&M Conscious Foundation lança a segunda edição do Global Change Award. Com uma bolsa de um milhão de euros, atribuída a cinco inovações que podem recriar a indústria da moda, este desafio pretende promover a sustentabilidade e a criatividade do fabrico têxtil.

Em 2015, a primeira edição da iniciativa recebeu mais de 2700 candidaturas, oriundas de 112 países. Através de uma votação online, o público elegeu quais os cinco vencedores, que teriam direito a parte da bolsa disponível.

“Depois de vermos tantas inovações fantásticas, vindas de todo o mundo, com o potencial de transformar a indústria da moda, estamos ansiosos por abrir as candidaturas para a próxima ronda do Global Change Award”, afirma Karl-Johan Persson, membro do quadro diretivo da H&M Foundation e CEO da H&M.

Como transformar a indústria da moda num modelo circular não se trata apenas de reciclar, o Global Change Award deste ano irá receber candidaturas em três categorias, para estimular ideias de outros âmbitos: Modelos de negócios circulares (incluindo ideias de como reparar, reutilizar, partilhar, digitalizar ou prolongar a vida dos produtos); Materiais circulares (ideias para novas técnicas de reciclagem, substitutos de pele, etc); e ainda Processos circulares (descobrir novos procedimentos para minimizar o uso de químicos, e processos de produção localizada, impressão 3D, etc).

As melhores inovações da edição de 2016 serão selecionadas por um painel de jurados que inclui especialistas da área e ainda outros membros, como a supermodelo, empresária e atriz Amber Valletta, Dame Ellen MacArthur, fundadora da Ellen MacArthur Foundation ou Franca Sozzani, chefe de redação da Vogue Itália.

Os vencedores do concurso, além da bolsa de um milhão de euros, terão ainda acesso a um ano de Acelerador de Inovação, criado para garantir que as inovações se tornam sustentáveis por si só o mais rápido possível e organizado pela H&M Foundation, em parceria com a Accenture e com o Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo (KTH).

O Global Change Award funciona como dinamizador de ideias inovadoras e ‘green’, abarcando um dos maiores desafios que a indústria da moda enfrenta nos dias de hoje: o de conceber peças de moda para uma população em crescimento e, em simultâneo, diminuir o impacto ambiental. Perante este repto, a organização sem fins lucrativos H&M Foundation lança o desafio para apressar este processo.

As candidaturas para a competição estão abertas até ao dia 31 de outubro e a votação é aberta ao público, via online.

Espreite o vídeo de apresentação de uma dupla vencedora da primeira edição do Global Change Award:

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