[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A arte de bem ‘instagramar’ em 5 regras

Nicanor García é um arquiteto catalão e um apaixonado por fotografia. Com a crise na sua área e o tempo livre que a falta de emprego proporcionou, esta última paixão passou a ser levada mais a sério, assumindo-se agora também como fotógrafo.

A descoberta do Instagram chegou um pouco mais tarde, mas, assim que ficou a conhecer o funcionamento e a simplicidade desta aplicação, não quis outra coisa.

Nicanor juntou, por isso, estas duas áreas para construir a conta de Instagram @nicanorgarcia, que tem hoje cerca de 724 mil seguidores.

Quais são os segredos para fotografar arquitetura? “Cada coisa que fotografamos tem uma história por detrás. Por vezes, é fácil adivinhá-la. Noutras, é impossível, mas as fotos vão sempre sugerir-nos histórias do que conhecemos ou vivemos. Fazer séries de fotos é vincular o que vemos ao que imaginamos, explorar e ver coisas de maneiras diferentes. Vai gerar histórias de interesse para nós, mas também para os outros.”

Num workshop que deu em Lisboa, convidado pela Roca Lisboa Gallery, este “urban storyteller” (contador de histórias urbano), deu algumas dicas de como se sair bem na arte de bem ‘instagramar’.

1ª A regra principal é: ser curioso. Temos de olhar tudo com novos olhos, como as crianças ou os turistas.

Ver muitas fotografias ajuda a ter ideias. Permite-nos saber que possibilidades há e quais, de entre elas, são as que mais nos interessam. É muitas vezes através do olhar dos outros que começamos a conhecer o nosso próprio olhar!

<\/p><\/blockquote>

3ª Também é bom ver livros de fotografia, investigar quem são os bons fotógrafos onde vivemos.

<\/p><\/blockquote>

Fotografar sozinho é vantajoso. Isso ajuda-nos a concentrar no que queremos fazer. No entanto, muitas vezes, sair em grupo motiva mais. As duas situações trazem vantagens e é bom combiná-las.

<\/p><\/blockquote>

5ª No caso específico da fotografia de arquitetura, o importante é focarmo-nos na geometria, nos ritmos, nos padrões… Tudo pode ser suscetível de se converter numa boa foto. Os edifícios costumam ter uma certa ordem, uma estrutura, texturas. A concentração tem de estar aí. Podemos fazer fotos de pormenores ou afastar-nos e fazer enquadramentos de todo o edifício. Cada foto explica a arquitetura de uma forma diferente.

<\/p><\/blockquote>

<\/p><\/blockquote>

<\/p><\/blockquote>

Imagem de destaque: perfil de Instagram de Nicanor Garcia.

Veja mais em Lifestyle

PUB