[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A brincadeira está sob ameaça

O Grupo LEGO anunciou na semana passada a sua nova campanha Brincar É o Teu Superpoder, destinada a falar da escassez global de brincadeira entre as crianças. Juntamente com uma equipa de apoiantes global, o objetivo é inspirar as famílias a voltarem a dar prioridade à brincadeira, enfatizando a sua importância crítica no desenvolvimento infantil e o papel que desempenha em levar a brincadeira às famílias por todo o mundo.

A campanha baseia-se numa pesquisa global recente que concluiu que, em média, as crianças passam apenas 2 % da semana (o equivalente a sete horas) a brincar, com uma em cada três (32 %) a passar menos de três horas por semana a tirar proveito da brincadeira. Por outro lado, o adulto médio passa 26 horas por semana a fazer scroll no telemóvel, mais de três horas e meia por dia. Este défice lúdico atual é motivo de preocupação para os especialistas, dado o papel crucial da brincadeira na formação das capacidades cognitivas da criança, no seu bem-estar geral e, mais importante, na capacidade de elas se conseguirem divertir.

O estudo também destacou que 70% dos pais estão a optar por dar prioridade a atividades baseadas no cumprimento de objetivos para os filhos, em vez da brincadeira sem barreiras, porque acreditam que isso os levará a um maior sucesso no futuro. As atividades que os adultos mais frequentemente escolhem em vez da brincadeira incluem desporto de competição, aprendizagem de uma língua e aulas particulares.

Paul Ramchandani, Professor of Play na Universidade de Cambridge, afirma: «Há um enorme valor em as crianças participarem em todas as atividades que lhes proporcionam uma educação completa e um conjunto de capacidades, mas brincar oferece às crianças algo realmente especial. Através da brincadeira, as crianças desenvolvem competências essenciais que melhoram todas as outras áreas do seu desenvolvimento, aprendizagem e crescimento. Se o seu filho tiver tempo suficiente para brincar, pode desenvolver competências como a criatividade, a confiança, a resolução de problemas e a comunicação, que o ajudarão a alcançar todo o potencial na vida adulta

Quando questionados, 57% dos pais disseram que o tempo que os filhos despendem em atividades baseadas no cumprimento de objetivos aumentou nos últimos três anos, muitas vezes com sacrifício do tempo de brincadeira.

Alero Akuya, VP of Brand Development do Grupo LEGO, declarou: «Se não reconhecermos que reservar tempo para uma criança brincar todos os dias é fundamental para o seu bem-estar e sucesso futuro, vamos ter uma geração de jovens adultos sem capacidades vitais. Com esta campanha, pretendemos reformular a forma como os adultos vêem a brincadeira e os seus muitos benefícios, e incentivá-los a redefini-lo na sua vida familiar. Deve ser visto como tão importante como ler às crianças uma história ao deitar ou ajudá-las a comer bem para terem uma saúde melhor.»

Para lançar a campanha, o Grupo LEGO contou com a ajuda de um grupo de figuras culturais importantes que reconhecem o papel das capacidades desenvolvidas durante a brincadeira na infância em tornar os seus sonhos realidade. O Play Squad, que inclui Tan France, Naomi Watanabe, Bindi Irwin e Stephanie Beatriz, vai partilhar os superpoderes únicos que a brincadeira lhes deu e porque acreditam que deve ser uma prioridade para todas as crianças. Além disso, lançou também um filme de cinco minutos, Play Is Your Superpower, com a atriz Jane Lynch no papel de uma CEO obcecada pelo trabalho que acaba por ver a luz quanto às vantagens da brincadeira, através do olhar de criança, ao ver o impacto que ela tem nos seus funcionários. O filme é jogável e repleto de Easter eggs; os espectadores vão poder brincar e encontrar o seu próprio superpoder lúdico em LEGO.com.

Não são apenas as crianças que beneficiam das brincadeiras. Brincar torna toda a família mais feliz, constrói laços familiares mais fortes e melhora o bem-estar, de acordo com 95 % dos pais. O Grupo LEGO sabe que o dia das famílias é cheio de responsabilidades, sendo o trabalhar horas a fio (31 %) e as tarefas domésticas (28 %) as maiores barreiras para a brincadeira em família, de acordo com os pais. Para os ajudar a voltar a dar prioridade à brincadeira, o Grupo LEGO e o seu Play Squad vão apoiar os pais, inspirando-os a criar momentos de brincadeira até mesmo nos horários mais movimentados, no World Play Day, a 12 de outubro.

Veja mais em Lifestyle

PUB