[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Aprenda uma arte marcial

No próximo sábado, 17 de outubro, vai ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a arte marcial do Muay Thai.

O atleta francês Fabio Pinca vem a Portugal para participar numa gala de combates, mas antes estará no Pavilhão da Graça, em Lisboa, das 15h às 18h, para ensinar os seus truques a atletas e iniciados nesta arte marcial.

As inscrições para este treino de Muay Thai devem ser feitas por telefone, para 919 499 219, ou por e-mail.

Entretanto, inspire-se no vídeo dos atletas da Dinamite Team, que estarão presentes na Gala de Combates a realizar em Mafra, no mesmo dia 17, a partir das 20h. Por que não vai assistir e apoiar a equipa portuguesa?

O que é o Muay Thai?

Nesta modalidade, vale quase tudo. Podem usar-se as mãos e os punhos, os cotovelos, as pernas e os joelhos: é a arte das oito armas, pelo que o condicionamento é total. “Esta é uma modalidade que pode ser praticada por todos. Nas primeiras aulas, terá um treinador sempre consigo, que ensinará as técnicas base. É muito importante, para não fazer movimentos errados, que possam causar lesões. O Muay Thai, se for bem praticado, tem um risco de lesões muito reduzido”, diz-nos Dina Pedro, de 38 anos, cinco vezes campeã do mundo, duas vezes campeã da Europa e uma vez campeã intercontinental, fundadora do Clube Dinamite Team em 2001.

mulheres a praticar? “Cada vez há mais mulheres a procurar desportos de combate. No nosso ginásio, temos quase tantas mulheres como homens. Somos uma das equipas em Portugal com mais mulheres a praticar.”

O que se passa, de facto, nas aulas? “O nosso ponto forte é a boa-disposição e o ensino real do Muay Thai. Neste momento, somos a equipa em Portugal com mais atletas profissionais. No entanto, mais de metade dos nossos alunos praticam para manutenção. Os atletas de manutenção treinam com os de competição, para que tenham vários pontos de referência. Isso ajuda-os na sua evolução. Temos sempre dois ou três treinadores por treino, para que todos possam ser acompanhados e cada um possa praticar ao seu ritmo.”

Quanto ao condicionamento, o que conseguimos obter, por exemplo, ao fim de dez aulas, a praticar duas vezes por semana? “Está provado que o Muay Thai é um dos desportos que queimam mais calorias. Além disso, trabalhamos coordenação, agilidade e flexibilidade. Ao fim de dez aulas, vai sentir o corpo mais firme e com mais resistência.”

Não é preciso querer fazer combate, certo? Basta mesmo só querer ir lá para ficar em forma, é isso? “Claro que sim! No nosso ginásio, as pessoas encontram um treino fisicamente duro, mas com muito boa-disposição no grupo. O que pretendemos é que as pessoas aprendam a essência do Muay Thai, fiquem em forma e se divirtam”, resume Dina.

Vamos deixar já uma dica: ultrapasse a vergonha inicial de não conhecer os movimentos. São necessárias algumas aulas para dominar o básico e retirar algum divertimento – o condicionamento, esse, está lá desde a aula número um!

Detalhes:

Dina Pedro – Clube Dinamite Team

Contato: dinamite.team@gmail.com

Treinos: Lisboa, na Avenida de Ceuta, Lt. 8; Mafra, na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, NEM, Gab. 10.

Veja mais em Lifestyle

PUB