Especialmente consumida nesta época do ano, a melancia é uma fruta suculenta e saborosa. No entanto, muitas são as reclamações em relação às sementes – que são chatas de tirar ou atrapalham o sabor-, o que leva a que estas sejam desperdiçadas.
A verdade é que as sementes de melancia são uma ótima fonte de energia, fortalecem o sistema imunológico e oferecem benefícios incríveis para a nossa saúde! A Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, sugere três formas de aproveitar estas sementes….e não só!
Sementes de melancia tostadas
É tão simples e rápido como: separar num tabuleiro e colocar no forno, durante 15 minutos, a 160º. As sementes podem ser consumidas como snack, nas sopas, saladas ou iogurtes.
Chá de sementes de melancia
Triturar as sementes e colocar em água a ferver. De seguida, coar e reservar até que fique à temperatura ambiente. Depois, é só desfrutar.
Farinha de semente de melancia
Triturar as sementes num liquidificador e juntar em bolos, pães, panquecas, sopa e até mesmo em sumos e batidos.
Batidos com a parte branca da melancia
Outra parte da melancia facilmente desperdiçada, é a parte branca que fica entre a casca e a polpa, no entanto, esta parte não só está repleta de fibras, como também de nutrientes! Caso não goste do sabor mais amargo, a sugestão é que a inclua nos batidos e sumos frescos. Assim, é garantido que não se perde os benefícios desta parte da fruta.
Doce de casca de melancia
Por fim, também a casca da melancia pode ser aproveitada, pois esta está repleta de nutrientes como vitaminas A, B6, C, zinco, magnésio e potássio. Que tal um doce de casca de melancia? Depois é só juntar aos batidos de verão ou fazer uma sopa fria.