[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

‘Baleia Azul’: PSP deixa conselhos para pais

O perigoso jogo online já chegou a Portugal e terá levado uma jovem a tentar o suicídio em Albufeira.

As notícias de vítimas do desafio ‘Baleia Azul’ multiplicam-se. Em Portugal, este perigoso ‘jogo’ terá levado uma jovem de 18 anos a atirar-se de um viaduto em Albufeira, segundo noticia o Jornal de Notícias.

De acordo com o diário, a Polícia de Segurança Pública (PSP) já confirmou que tem conhecimento dos fenómenos e está a acompanhar a adesão das crianças portuguesas a este perigoso e violento desafio que terá nascido na Rússia.

Trata-se de um ‘jogo’ que circula no Whatsapp ou no Facebook que conduz os participantes a executar uma série de tarefas que incluem a mutilação e, numa última fase, o suicídio. Uma vez no ‘jogo’, se a criança manifestar vontade de desistir, é dissuadida e pressionada a cumprir o desafio, recebendo ameaças dirigidas a si e aos seus familiares.

Citada pelo Jornal i, a PSP deixa alguns conselhos para que pais e filhos saibam como reagir:

1. Aconselha-se os pais a manterem-se informados sobre o jogo e a alertar as crianças e jovens para as consequências;

2. Deve existir maior supervisão e monitorização das atividades dos filhos na internet e utilização das redes sociais;

3. Alerta as crianças sobre os riscos de ter pessoas desconhecidas, além da família, amigos e colegas, na lista de amizades nas redes sociais;

4. Recomenda-se o bom uso dos meios digitais, sem necessidade de proibir o acesso aos mesmos;

5. Incentivar o diálogo sobre os assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na internet;

6. Sempre que há suspeita de que a crianças ou o jovem esteja a ser alvo de violência psicológica ou intimidação, deve dirigir-se à Esquadra da PSP e denunciar.

Na Rússia, o desafio da ‘Baleia Azul’ terá levado 130 jovens ao suicídio e a polícia do Brasil está a investigar a morte de dois jovens ocorridas este mês que poderá estar relacionada com o ‘jogo’.

Veja mais em Sociedade

PUB