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‘Be Seen. Be Heard.’: The Body Shop junta-se à ONU

Os jovens têm direito a ser incluídos nas decisões políticas que os afetam diretamente, no entanto, são inúmeras as barreiras que impedem a sua participação. A The Body Shop e a equipa da Enviada do Secretário Geral das Nações Unidas para a Juventude estão a colaborar para mudar esta situação através da campanha mundial Be Seen. Be Heard. de forma a amplificar a voz dos jovens e aumentar a sua participação e representatividade na vida pública.

“O fosso intergeracional de poder, influência e confiança constitui um dos maiores desafios do nosso tempo. Os jovens já deixaram muito claro, através do seu ativismo nas ruas, na sociedade civil e nas redes sociais, que se preocupam profundamente com a mudança transformadora necessária para criar sociedade mais igualitárias, justas e sustentáveis. A participação é um direito, e a falta de representação dos jovens nos locais onde se tomam as decisões contribui para uma crescente desconfiança em relação às instituições políticas e para um sentimento de afastamento dos líderes eleitos, provocado pelas políticas que não refletem as prioridades da juventude, nem refletem as suas preocupações, nem falam a sua linguagem. Esta campanha é uma oportunidade para mudar isto”, estabelece Jayathma Wickramanayake, enviada das Nações Unidas para a Juventude.

Movimento Transformers

Movimento Transformers

Em Portugal, a The Body Shop une-se ao MOVIMENTO TRANSFORMERS, um movimento nacional com a missão de aumentar massivamente o envolvimento cívico e social da sociedade civil em Portugal e no mundo. Durante o primeiro ano da campanha e através do Movimento Transformers irão realizar-se uma série de Workshops para cocriar toda a narrativa e estabelecer bases sólidas, tendo em conta o ponto de vista de diferentes coletivos jovens. A campanha prolongar-se-á até meados de 2025.

Esta campanha procura gerar mudanças estruturais, a longo prazo, em relação à tomada de decisões para que os jovens possam desempenhar um papel mais determinante.

O início da campanha coincide com a publicação de um relatório conjunto: “Be Seen Be Heard: Compreender a participação política dos jovens”. O relatório é um retrato crítico para compreender os preconceitos e as barreiras estruturais que impedem os jovens de participar na vida pública, a par de recomendações para abordar estes desafios e melhorar o mundo. Inclui os resultados do maior questionário realizado pela The Body Shop, em dezembro de 2021, que contou com a participação de 26 países e 27.043 pessoas no total, das quais metade eram menores de 30 anos.

Os resultados do questionário revelaram que:

  • 76% dos jovens, a nível global, sentem que os políticos não os escutam.
  • 8 em cada 10 pessoas em todo o mundo acreditam que os sistemas políticos precisam de reformas drásticas para se prepararem para o futuro.
  • 75% dos inquiridos afirma que os políticos não são de confiança.
  • 3 quartos dos menores de 30 sentem que os políticos e líderes empresariais falharam às pessoas e ao planeta.
  • Pessoas com idades entre os 15 e os 23 anos têm 4 vezes mais probabilidade de terem participado em protestos pacíficos do que pessoas mais velhas.

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