[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Bons exemplos

TAP e Fábrica Alcântara-Mar com projetos centrados na generosidade.

Sim, vivemos uma época de crise e de recessão económica… Sim, o défice e a dívida pública estão longe de estar superados… Mas nem tudo são más notícias. Noutras áreas, Portugal é mesmo um exemplo a seguir. A TAP e o projeto Fábrica Alcântara-Mar, em Lisboa, são dois desses exemplos, em que a generosidade e a vontade de fazer mais pelos outros roubam lugar à angústia e à tristeza.

No lugar da frente

É portuguesa e é a primeira companhia do mundo a colocar em prática um projeto inovador: reaproveitar os desperdícios alimentares dos aviões. A ação estende-se a voos entre quase todos os países da União Europeia.

Após um pedido da própria companhia, da ASAE e da Associação Dar e Acordar junto de responsáveis da União Europeia, foi concedida autorização para que os alimentos provenientes dos aviões fossem aproveitados, algo que até então era proibido.

A partir de agora, os alimentos dos voos entre os estados-membros da UE, Suíça e Noruega, que não tenham estado em contacto direto com os passageiros, podem ser doados a associações de cariz social.

Em apenas quatro meses, já foram entregues 4700 kg de produtos e sete mil unidades de leite e sumos embalados!

Frigorífico solidário

Sim, leu bem: Lisboa tem agora um frigorífico solidário que permitirá doar comida a quem passa fome. Localizado no bairro Alvito-Velho, em Alcântara, o frigorífico contém alimentos doados por empresas, no âmbito da sua responsabilidade social, por mercearias locais e por particulares que tenham pequenas produções e produtos da época a mais.

O projeto Fábrica Alcântara-Mar é pioneiro em Portugal, mas segue as pisadas de outros países, como Brasil, Índia, Espanha, Alemanha e Reino Unido. O acesso aos alimentos é feito de forma completamente anónima.

Os alimentos podem ser frescos, refeições preparadas ou congelados. As refeições preparadas são disponibilizadas diariamente pela Refood, um projeto que já distribui as sobras de estabelecimentos de restauração por famílias carenciadas em vários bairros de Lisboa.

Aberto das 14h30 às 19h, o frigorífico tem pessoas do bairro a supervisionar e a fazer a reposição dos alimentos, com formação específica e de acordo com uma escala de serviço. Está localizado no edifício da Fábrica, sede da Cooperativa 2.ª Comuna, na Rua da Cascalheira.

Pintado em acrílico pelo artista plástico Luís Levy Lima, que chamou à obra ‘Música na Fábrica’, o frigorífico é ainda, além de uma obra social, um obra de arte.

Veja mais em Sociedade

PUB