[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mais brincadeira, pais!

10 dicas para brincar mais com o seu filho.

Sabia que 75% dos pais portugueses admite que os seus filhos gostariam de passar mais tempo com eles? Sabia que mais de 80% refere que “ver televisão em conjunto” está no topo das atividades em família?

Este é o resultado do estudo ‘Hábitos de brincadeira entre pais e filhos portugueses’*, promovido por TriNa para assinalar o Dia da Família, que se celebrou no dia 15 de maio.

Brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças. É muito importante que as famílias tenham tempo para brincar e consigam escolher atividades que sejam não só divertidas, mas também permitam a aprendizagem de atitudes e comportamentos, desenvolvendo as capacidades e competências das crianças. Ver televisão pode ser muito enriquecedor em matéria de informação, no entanto não deve ser o espaço preferencial de relação”, refere Cecília Galvão, psicóloga clínica e especialista no desenvolvimento psicológico da criança.

Outra das conclusões do estudo é que 80% do inquiridos referem a atividade profissional como o principal obstáculo a passar mais tempo com os filhos.

Se se revê nas estatísticas e gostaria de mudar alguns hábitos, Cecília Galvão partilha dez dicas para otimizar o tempo de brincadeira com os seus filhos.

1. Arrumar a casa

Se tem de arrumar a casa, porque não recorrer à ajuda da criança? Peça-lhe para organizar os objetos desarrumados por cores ou categorias e para colocá-los em locais diferentes.

2. Passear

Se estiver bom tempo e tiver um parque perto, dê com o seu filho um passeio de 30 minutos ao final da tarde. Fale com ele sobre o seu dia, leve-os às cavalitas. O importante é passarem tempo juntos.

3. Cozinhar a dois (ou mais)

O que é rotina para os pais pode ser um divertimento para os mais pequenos. As crianças adoram pôr a mão na massa. Tenha apenas em atenção os utensílios que utiliza.

4. Jogar à prova-cega

As crianças são curiosas e adoram saber tudo. Porque não vendar-lhes os olhos e fazê-los provar alimentos? Desafio? Adivinhar o que estão a provar.

5. Do It Yourself

Muitas vezes, puxar pela imaginação é a única coisa necessária. As caixas de ovos e os canudos dos rolos de papel higiénico, entre outros materiais, podem ser reutilizados para construir brinquedos.

6. Criar uma história

Todos os dias, antes de dormir, porque não constroem uma história, capítulo a capítulo? Só precisam de definir o tema e dar asas à imaginação. Vá escrevendo os pormenores e, sem dar por isso, tem um livro único e exclusivo da família.

7. Apostar em brincadeiras

Porque não brincar ao esconde-esconde ou à caça ao tesouro? Peça ao seu filho para descobrir um objeto, que para ele será visto como um verdadeiro tesouro.

8. Fazer exercício em família

Faça uma competição saudável. Vistam roupa confortável e façam um treino muito simples de apenas 10 minutos. É divertido e podem terminar a atividade com risos e cócegas.

9. Construir um puzzle

Deixe o seu filho escolher um puzzle de que ele goste e iniciem juntos a construção. Façam um bocadinho todos os dias.

10. Surpresas

Muitas vezes, as crianças estão fechadas no seu mundo, a ver televisão ou a jogar no computador. Por isso, devem ser surpreendidas pelos pais. Coloque uma música de que eles gostam e dance com eles. Serão uns minutos de pura diversão e brincadeira!

*O estudo foi levado a cabo pela Marktest, em abril, junto de 410 pais, de norte a sul de Portugal, com filhos de 6 a 12 anos.

Veja mais em Sociedade

PUB