[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Campus Jazz 2026 traz grandes nomes e promove novos talentos

A sexta edição do festival de Jazz organizado pela Universidade de Aveiro celebra o género com uma programação que alia concertos de artistas consagrados, como Adam Ben Ezra, Rita Payés e Gilad Hekselman, à promoção de jovens músicos através do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), cuja fase final decorre em junho.

O Campus Jazz — Festival de Jazz, organizado pela Universidade de Aveiro, regressa no final do mês, a 30 de abril, com uma nova edição que volta a cruzar uma programação artística com a promoção de novos talentos. A par dos concertos, abriram também, no início do mês, as candidaturas ao Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), integrado no festival.

Adam Ben Ezra and Michael Olivera. Créditos: Diego Garcia

Entre os momentos mais marcantes da sexta edição do Campus Jazz 2026 destaca-se um ciclo de cinco concertos que reúne grandes nomes do jazz nacional e internacional. O primeiro tem lugar a 8 de maio, às 21h30, com o Adam Ben Ezra Duo, no Cine‑Teatro Alba, em Albergaria‑a‑Velha. No dia 14 de maio, Philip Lassiter e a Campus Jazz Big Band sobem ao palco do Auditório Renato Araújo, que volta a receber, a 20 de maio, o Amaro Freitas Trio.

Gilad Hekselman

A 22 de maio, Rita Payés apresenta‑se acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, e, para encerrar esta série de concertos, Gilad Hekselman atua a 28 de maio com a Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro, também no Auditório Renato Araújo.

Em paralelo, o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA) abriu candidaturas a 1 de abril, com prazo até 4 de maio. Com o objetivo de promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e de fomentar a sua relação com eventos congéneres, nacionais e internacionais, o concurso destina-se a agrupamentos de jazz com três a sete elementos, sem trabalho discográfico editado, compostos por músicos portugueses e/ou estrangeiros que desenvolvam trabalho autoral no universo do jazz contemporâneo.

As candidaturas estão abertas até 4 de maio.

A competição decorre em duas fases. Numa primeira etapa, o júri realiza uma pré-seleção com base nas gravações enviadas, escolhendo oito ensembles finalistas. Estes serão depois apresentados ao público e ao júri na fase final, que terá lugar no Cine-Teatro de Estarreja, nos dias 2 e 3 de junho, em quatro sessões.

No âmbito do CIJ_UA, são atribuídos três prémios: Melhor Ensemble, Melhor Composição Original e Melhor Arranjo Original. O prémio de Melhor Ensemble inclui um valor monetário de 1500 euros e a realização de quatro concertos remunerados, integrados na programação de festivais como o Guimarães Jazz, o Estarrejazz, o Que Jazz É Este? – Festival de Jazz de Viseu, e a próxima edição do Campus Jazz da Universidade de Aveiro.

Mais informações sobre o concurso e a programação do festival encontram-se disponíveis no site da Universidade de Aveiro, em ua.pt/pt/campusjazz. Os bilhetes para os espetáculos já se encontram disponíveis na BOL.

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN