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CLEMENTINE: A marca portuguesa de produtos menstruais eco-friendly que pretende contribuir para a educação menstrual.

Foi numa viagem em família pelo mundo que Marta Cardoso teve um choque de realidade e se apercebeu da quantidade de lixo gerada pela humanidade. Em concreto, pela quantidade de desperdício gerado pela menstruação. Sabendo que, cada mulher, menstrua, em média, 2400 dias ao longo da sua vida, decidiu lançar, então, mãos à obra com o objetivo, não só de minimizar o impacto ambiental dos produtos menstruais, mas também de apostar na saúde íntima de quem menstrua, excluindo terminantemente qualquer componente química ou tóxica na marca Clementine (ao contrário da maioria os produtos disponíveis no mercado).

“Mais do que uma marca de produtos eco-friendly para o período menstrual, a Clementine é um espaço de partilha para a educação menstrual”, diz-nos Marta Cardoso, fundadora da Clementine.

Depois de lançar, em 2019, os seus primeiros produtos (tampões e pensos higiénicos eco-friendly desenvolvidos à base de algodão orgânico, bambu e amido de milho – biodegradáveis e isentos de qualquer resíduo poluente ou químico prejudicial à saúde), a Clementine amplia agora a sua gama de produtos com o lançamento do copo menstrual como a opção mais zero waste da sua gama.

O Copo Menstrual: a opção zero waste para o período menstrual Desenvolvido em silicone médico suave e totalmente livre de substâncias tóxicas, sem BPA e latex respeitando o ph de cada mulher. Tem uma duração estimada de 10 anos. Pode ser usado até 12 horas (o equivalente a 3 tampões) e oferece um elevado grau de conforto, podendo ser usado também durante a prática de desporto ou atividades físicas. Disponível em dois tamanhos, o copo menstrual Clementine inclui uma bolsa de algodão orgânico onde pode ser guardado após uso. (custa €19)

O Copo Menstrual
Desenvolvido em silicone médico suave e totalmente livre de substâncias tóxicas, sem BPA e latex respeita, ainda, o ph de cada mulher. Tem uma duração estimada de 10 anos. Pode ser usado até 12 horas (o equivalente a 3 tampões) e oferece um elevado grau de conforto. Disponível em dois tamanhos, inclui uma bolsa de algodão orgânico onde pode ser guardado após o uso. (custa €19)

A nossa ambição com a Clementine é criar uma comunidade, uma plataforma na qual possamos falar abertamente sobre saúde menstrual.  A maioria das mulheres não tem noção de que usa produtos com elevado grau de químicos e toxicidade, responsáveis por alergias, irritações e até problemas mais graves de saúde. Se formos ler os ingredientes disponíveis no mercado ficaremos chocados com aquilo que colocamos na nossa vagina, um sítio altamente permeável a infeções“, refere a fundadora.

Marta Cardoso aponta o canal online como crucial na estratégia da marca. Daí o investimento no desenvolvimento de conteúdos educacionais, como é o caso da rubrica “Clementalks”, uma espécie de blogue-consultório com perguntas e respostas sobre período, hormonas, saúde sexual, introdução ao copo menstrual, entre outros temas, e incentive a sua comunidade a enviar testemunhos reais, numa ótica de partilha e entre-ajuda.

Com clientes em mais de 48 países e muito direcionada para a venda online, a Clementine tem uma estratégia global, “Queremos ser uma marca de referência na Europa no que respeita ao período menstrual e sexualidade a pensar na mulher e no ambiente”, afirma a fundadora.  Atualmente, o online representa 95% das vendas, estando os mercados mais relevante centrados na Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália e Irlanda.

A marca está disponível para o mercado nacional e internacional em www.weareclementine.com. Em Portugal, poderá também ser encontrada em lojas biológicas de referência como as lojas Maria Granel e lojas online especializadas em produtos sustentáveis.

Outros produtos da marca:

Os Pensos e Tampões Eco-Friendly Desenvolvida a pensar nas várias fases do período menstrual, a gama eco-friendly de pensos higiénicos e tampões Clementine é composta por 5 produtos, são eles: ‘Everyday Cuttie’ (pensos diários), ‘Super-duper Queen’ (pensos higiénicos normais), ‘Night Diva’ (pensos higiénicos de noite) e ‘Free Beauty’ (tampões com sem aplicador). De destacar que nenhum destes produtos contém ingredientes tóxicos, como lixívia, fragrâncias ou fibras sintéticas (o que garante a saúde íntima), e todos os produtos são eco-friendly e biodegradáveis: 95% no caso dos pensos higiénicos e 100% no caso dos tampões (incluindo os que têm aplicador).

Os Pensos e Tampões Eco-Friendly 
Desenvolvida a pensar nas várias fases do período menstrual, a gama eco-friendly de pensos higiénicos e tampões Clementine é composta por 5 produtos, são eles: ‘Everyday Cuttie’ (pensos diários), ‘Super-duper Queen’ (pensos higiénicos normais), ‘Night Diva’ (pensos higiénicos de noite) e ‘Free Beauty’ (tampões com sem aplicador). De destacar que nenhum destes produtos contém ingredientes tóxicos, como lixívia, fragrâncias ou fibras sintéticas (o que garante a saúde íntima), e todos os produtos são eco-friendly e biodegradáveis: 95% no caso dos pensos higiénicos e 100% no caso dos tampões (incluindo os que têm aplicador).

A Period Box: Clementine é a 1ª marca de cuidados femininos a oferecer uma subscrição mensal à medida do período de cada mulher Sabendo que o fluxo menstrual varia de mulher para mulher e até ao longo da vida de cada mulher, a Clementine desenvolveu o conceito inovador da Period Box, através da qual cada mulher poderá não só criar a sua combinação de produtos (pensos higiénicos e tampões, com diferentes níveis de absorção, exatamente nas quantidades pretendidas) de acordo com as características do seu período, mas também fazer uma subscrição mensal e receber esta embalagem personalizada todos os meses. Pode ser adquirida no site tanto como compra única, como através de um sistema de subscrição e permite ainda selecionar, e alterar também se necessário, a frequência com que é entregue.

A Period Box
Sabendo que o fluxo menstrual varia de mulher para mulher e até ao longo da vida de cada mulher, a Clementine desenvolveu o conceito inovador da Period Box, através da qual cada mulher poderá não só criar a sua combinação de produtos (pensos higiénicos e tampões, com diferentes níveis de absorção, exatamente nas quantidades pretendidas) de acordo com as características do seu período, mas também fazer uma subscrição mensal e receber esta embalagem personalizada todos os meses.
Pode ser adquirida no site tanto como compra única, como através de um sistema de subscrição e permite ainda selecionar, e alterar também se necessário, a frequência com que é entregue.

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