[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dezembro na Casa do Cinema de Coimbra

Após a XXVII edição dos Caminhos do Cinema Português, a Casa do Cinema de Coimbra retoma a sua exibição regular com exibições de terça a sexta e vários momentos especiais com filmes em estreia nacional e sessões para ver cinema em família.

Esta semana poderá assistir aos filmes “Alcindo”, de Miguel Dores (15 de dezembro, 21h30) ou ainda a sessão dupla com “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo, e “Os Últimos Dias de Emanuel Raposo”, de Diogo Lima (17 de dezembro, 21h30).

O Cinema Português está ainda representado na programação do Fila K com “Mistérios de Lisboa”, de Raúl Ruiz, a ser exibido no dia 14 de dezembro às 21h30.

MV5BYjUzYjAxY2EtZGRjNC00Y2MwLWFjNGMtYWQwNjI4ODNjYTE4XkEyXkFqcGdeQXVyMjA3NjI2NDA@._V1_

“Mistérios de Lisboa”, de Raúl Ruiz

Preparando a passagem do ano recuperamos a sonoridade da tropicália e o estilo de “Secos e Molhados” no documentário de Otávio Juliano que atesta o caldeirão cultural, entre o rock progressivo, blues, MPB, e fado com a poesia luso-brasileira, na perspetiva de João Ricardo, fundador e principal compositor do grupo.

Os Caminhos promoverão ainda este mês uma dupla matiné infantil no dia 18 de Dezembro, com uma sessão dos “Filminhos à Solta pelo País”, às 10h30, e, às 15h00, com o “Cantar! 2” (Sing 2). São duas sessões que antecedem o Natal com muita música e diversão garantida. Nas matinés infantis, as crianças convidam os seus pais (ou até 2 acompanhantes) a vir ao cinema, tendo esta entrada livre. O bilhete por criança custa €4.

SG2_DigitalOneSheet_Redshore_City_CAST_POR

O ciclo Docs Cinema com várias antestreias, promovido pela Nitrato Filmes, permite-nos acompanhar de forma privilegiada um olhar sobre as heranças cinematográficas de Mikhail Kalatozov, Glauber Rocha, Julio Bressane e Rogério Sganzerla, Chantal Akerman, e James Benning and Richard Linklater. Este é certamente um ciclo fundamental para aprofundar a literacia cinematográfica de todo o cinéfilo.

Um dos momentos altos do movimento cineclubista é a celebração do “Dia do Cinematógrafo” no dia 28 de Dezembro às 21h30. Esta efeméride foi inicialmente promovida pelo Cineclube de Faro a que se juntou o Centro de Estudos Cinematográficos. Em Coimbra promove-se a exibição de “Lumière!”, de Thierry Frémaux, uma homenagem à fundação do cinema, marcando-se a fronteira entre a inovação técnica e o início da criação de uma nova linguagem artística. Uma arte criada para além do registo da imagem em movimento, mas também pela forma de o dar a ver numa sala.

A Casa do Cinema de Coimbra abre a sua bilheteira trinta minutos antes de cada sessão. Fica no R/C do Centro Comercial Avenida, em Coimbra. Os Bilhetes Pontuais custam 4, havendo ainda disponíveis passes mensais (30) e de 10 sessões (20). Estão previstas várias condições especiais, destacando-se o livre trânsito dos Sócios dos Caminhos do Cinema Português.

Veja mais em Lifestyle

PUB