[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Em abril…Ponha a leitura em dia

No dia 23 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Para o respeitar, celebrar e ampliar o seu propósito, deixamos-lhe algumas sugestões para encorajar novas e enriquecedoras leituras!

1| PODCASTS DE LIVROS

Os viciados e amantes de livros conhecem-nos de cor, mas, para quem precisa de um empurrão para aumentar as suas aventuras literárias, os podcasts sobre livros são uma excelente ferramenta. Destacamos quatro, que constam no top 10 da Fnac:

  • PONTO DE DESENCONTRO: Hugo van der Ding e as suas conversas improváveis com pontos de vista diferentes sobre livros, com convidados como o maestro António Victorino d’Almeida ou a sexóloga Tânia Graça, entre outros.
  • ENCONTRO DE LEITURAS: Resulta do clube do livro do Público e da Folha de S. Paulo, que debate livros, online, com os seus leitores, às segundas e terças-feiras, de cada mês. Moderado pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pela secção Leituras do jornal português, e por Eduardo Sombini, jornalista da Ilustríssima, o caderno de cultura do jornal brasileiro, apresenta e responde às questões e aos comentários dos leitores e disponibiliza conversas com convidados como Pilar Del Río, Dulce Maria Cardoso ou Afonso Cruz.
  • O POEMA ENSINA A CAIR: É o podcast, e o nome da página de Instagram, da jornalista Raquel Marinho, inspirado no primeiro verso de um poema de Luiza Neto Jorge. Quinzenalmente, a jornalista partilha os seus poemas preferidos e pede a convidados, como Lídia Jorge ou Manuel Cruz, que indiquem os dez poemas das suas vidas.
  • VALE A PENA: Semanalmente, a locutora de rádio Mariana Alvim indica os livros que valem a pena. Aos convidados leitores, como João Tordo ou Helena Sacadura Cabral, pergunta que livros recomendam e de que forma as suas vidas se cruzaram com algumas histórias. Termina com uma sugestão de leitura.

2| LIVROS ESPECIAIS

A Livraria Lello, a célebre livraria do Porto, reconhecida como uma das mais bonitas do mundo, adquiriu a coleção pessoal da artista Amy Winehouse. São mais de 200 livros, que estão, desde o final de fevereiro, integrados nas joias literárias mais valiosas da livraria e que podem ser apreciados por todos os seus visitantes, mediante reserva para a visita guiada. Os diversos exemplares revelam detalhes da vida íntima de uma das artistas mais marcantes e originais do século XXI, da qual se conhece a relação e a paixão pelos seus livros, tendo afirmado que nunca viajava sem um bom livro. Imensos romances de Jackie Collins, a coleção de Dostoiévski e banda desenhada, são obras que se destacam entre muitos estilos e temas, tanto do universo pop como da literatura clássica, o que reflete a irreverência e a profundidade da artista e permite fazer um retrato da sua inquietação criativa. Muitos dos livros apresentam sinais de uso intenso pela cantora, com manchas de café, marcas de cera de velas ou de água, possivelmente, fruto do seu hábito de ler na banheira, marcas de batom e muitas anotações, incluindo versos de canções ou pequenos desenhos. A coleção está em exposição na Sala Gemma da livraria. Entrada Ticket Platina, €50, com acesso acompanhado à Sala Gemma, descontável na compra de livros. Saiba mais em livrarialello.pt.

3| JUNTE-SE A UM CLUBE DE LEITURA

Ótimos para quem quer ler mais e com mais frequência, os clubes de leitura geram, ainda…

Matéria Completa para os artigos da revista

Veja mais em Lifestyle

PUB