[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Em agosto, priorize estas frutas e legumes

Uma das recomendações para a manutenção de hábitos saudáveis na alimentação é a ingestão de três a cinco peças de fruta e legumes por dia. Paralelamente, devem ser priorizadas as frutas e legumes da época. Primeiro, porque reduzem os intermediários de transporte: as frutas e legumes são colhidos mais tarde, durante o seu processo de amadurecimento, o que garante uma melhor ingestão nutricional. Segundo, é uma atitude responsável não só para a preservação do meio ambiente, mas também para os produtores locais. Ou seja, permite a existência dos curtos-circuitos e estes, por sua vez, garantem uma remuneração mais direta entre o consumidor e o produtor.

Ao contrário daquilo que se pensa, o ananás e o kiwi não são frutas de verão. Segundo a Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, para chegar a Portugal em meados de agosto, “estas frutas certamente terão percorrido mais de 9000 km”. Por isso, pegue na caneta e anote as frutas e legumes que deve comprar neste mês de agosto: 

Frutas 

Framboesas, groselhas, amoras e mirtilos. Os frutos vermelhos estão em destaque. Muito ricas em antioxidantes, estas pequenas bagas energizam o corpo, ajudam o metabolismo e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Colhidas na árvore ou desenterradas nos corredores do mercado: as ameixas são também frutas desta época. São ricas em fibras e fontes de vitaminas e minerais.

Por último, mas não menos importante, os essenciais para saladas de fruta e noites amenas de verão: as nectarinas e o melão. Uma dica para escolher o melão certo, é: acima de tudo, deve ser pesado e cheirar bem. Depois, segundo a Phenix, é importante observar o pedúnculo, se ele sair e aparecer uma pequena rachadura externa, é porque está bom.

Legumes

No verão, as saladas são a escolha para enfrentar os dias quentes: pepino, milho, tomate, alface estão na estação. É uma oportunidade para não ter que cozinhar e saborear os alimentos crus que a natureza oferece.

Agosto também é época da curgete, da beringela e do pimentão. O alho também é da época.

Por fim, as férias podem servir de desculpa para testar vegetais esquecidos: erva-doce, acelga e funcho. No caso deste último, antigamente utilizado pelas suas propriedades medicinais, pode ser consumido cru numa salada com um pouco de sumo de limão ou cozinhado num gratinado. Quanto às acelgas, geralmente são consumidas em sopa ou gratinadas. No entanto, várias receitas originais sugerem que sejam incorporadas em saladas mistas. O seu sabor é ligeiramente semelhante ao do espinafre.

Veja mais em Lifestyle

PUB