[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Entre o responsável e o protegido… existe o irmão do meio!

Ser o irmão do meio é como viver numa zona de transição, uma espécie de terra de ninguém na hierarquia familiar. No entanto, será que ser o irmão do meio é, realmente, uma desvantagem, ou pode ser uma oportunidade única de desenvolvimento e crescimento pessoal?

Ser o irmão mais velho significa carregar o peso da responsabilidade de ser um exemplo.Ter de assumir, frequentemente, o papelde líder e pioneiro na hierarquia familiar é algo que pode ser uma fonte de grande pressão, mas também de orgulho e de conquista.Por outro lado, o irmão mais novo é, muitas vezes, visto como o protegido da família, beneficiando, tanto de uma experiência parental já maturada, como dos irmãos mais velhos. Este, vive num ambiente familiar, onde os cuidados e as atenções são constantes. E o irmão do meio? Bem, o do meio vive uma dualidade curiosa: não tem as responsabilidades do mais velho nem os privilégios do mais novo, o que pode promover uma certa liberdade para construir a sua própria identidade. Esta posição intermediária pode ser percebida como ingrata por alguns, mas, na verdade, proporciona uma série de oportunidades únicas…


Leia o artigo de Paulo Dias, Neuropsicólogo e hipnoterapeuta das clínicas Dr. Alberto Lopes, na edição de Setembro da sua Revista LuxWoman, já nas bancas ou em formato digital na Kiosko y Más, em kioskoymas.com ou na App Kioskoymas

Capa WOMAN 281 site

Veja mais em Sociedade

PUB