“É reconhecida a importância das marcas próprias para o futuro de setor Têxtil e do Vestuário nacional, com a necessidade de mais competências para entrada e presença direta no mercado de retalho”
Esta é uma afirmação basilar constante na primeira edição dos Estudos Setoriais 2030*, desenvolvida pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia (publicada em Outubro de 2024) dedicada ao setor do Têxtil e Vestuário em Portugal.
Reforçando a necessidade da fileira moda continuar a apostar na criação de valor, produtos e serviços de qualidade, beneficiando do fator proximidade e ação conjunta, ainda segundo o estudo, “o setor pode beneficiar de um maior domínio na cadeia de valor, em especial através de marcas próprias e de redes de distribuição de proximidade ao cliente final, com a adoção de modelos B2C, mesmo que online”. Tendo em conta o documento, o qual denota a importância em qualificar trabalhadores em áreas estratégicas, com parcerias entre empresas, associações, serviços externos e a academia, enquanto consultora e formadora para o desenvolvimento de negócios de moda quis aliar esta experiência profissional em gestão de marcas e internacionalização, maioritariamente exercida em contexto internacional, ao Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios – Modatex e partilhar com empreendedores, marcas, designers e PME’s do setor moda várias metodologias e instrumentos para poderem capacitar as marcas e expandi-las com viabilidade. Assim, estarão disponíveis já a partir deste mês Fevereiro, uma série de cursos dirigidos a designers, marcas e empresas interessadas em dinamizar negócios e explorar novas oportunidades, em diferentes mercados.
Alinhando-se com o interesse e procura por parte um vasto público-alvo, estes cursos online em horário pós-laboral, foram estruturados em três níveis (iniciação, intermédio e avançado), dividindo-se entre 3 short courses, para um público mais abrangente que quer tomar contacto com temáticas da área do marketing e negócios de moda e 2 cursos com cargas horárias mais alargadas dirigidos a profissionais a atuarem em nome individual ou em nome de empresas com marcas de moda, transversais às indústrias do têxtil e vestuário, calçado, joalharia, têxtil-lar, beleza e lifestyle.
A consultora Elsa Dionísio, também fashion buyer de profissão, na feira de calçado Francal, em São Paulo
Este ciclo de capacitação inicia no dia 20 com o tema “3 Passos para Entrar nos Negócios de Moda”, seguindo-se “Direções no Processo de Branding – elementos para a criação de uma marca” e introdução à “Internacionalização de Negócios de Moda”.
“Mercados Internacionais – abordagem para a fileira de moda” e “Gestão Internacional de Negócios de Moda” configuram cursos com cargas horárias mais amplas, permitindo aprofundar mercados específicos e canais de distribuição diversos.
Diagnosticados os desafios, mas também as oportunidades do setor, esta série de cursos constituem um roteiro através das principais características que informam os processos de branding, posicionamento, gestão de marcas, comunicação, modelos de negócio e internacionalização.
A consultora, em representação de marcas de moda portuguesas, na feira de Revolver, em Copenhaga
Como objetivos estratégicos aponto instrumentos valiosos para a colmatar carências e capacitar o tecido empresarial e os quadros dirigentes das PME’s do setor moda.
Os cinco cursos e respetivas certificações são ministrados em parceria com o Modatex, estando as inscrições disponíveis no site do mesmo.
*Os Estudos Setoriais 2030 têm por base a análise estatística, mas também estratégica, de posicionamento e de fatores determinantes de competitividade, apoiada pela consulta direta a diferentes stakeholders e pelo desenvolvimento de Estudos de Caso.
Artigo de Opinião de Elsa Dionísio

Contactos
Site de Consultoria de Moda
Linkedin: Elsa Dionísio