[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Já são conhecidas as 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia em 2022

No sábado passado, dia 3 de dezembro, no São Luiz Teatro Municipal foram reveladas pela BANTUMEN, plataforma online focada na cultura negra da Lusofonia, as 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia em 2022.

Nomes como Ivandro (Artista de Música), Zicky Té (Futsalista), José Lino Neves (Vice-Presidente da Associação  Batoto Yetu Portugal), Alice Neto Sousa (Poeta), Janice Silva (Futsalista), Grada Kilomba (Artista interdisciplinar), Mónica de Miranda (Artista e Investigadora Cultural), Auriol Dogmo (Desportista), entre vários outros nomes, compõem a lista de 2022 das 100 Personalidades Negras Mais Influentes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique.

Foram celebradas personalidades de diversas áreas de atuação, desde artistas, académicos, influenciadores digitais, desportistas, empreendedores e muito mais, que criam um impacto positivo e notável na sociedade. Conheça todos os nomeados, as suas histórias e percursos de excelência no site Power List 100.

Este ano, foram também atribuídos prémios a três empreendedores e agentes de inovação. O “Djassi Award” foi para Ricardo Lima, Head of Startups da Web Summit, que se destacou pelo seu papel impulsionador de ecossistemas de inovação favoráveis a Afro-empreendedores. O galardão de “Empreendedor Promissor BANTUMEN”, entregue em parceria com a Startup Portugal, foi atribuído a Nuno Varela, fundador  do espaço comunitário Kriativu, em Chelas, um projeto de impacto social que impulsiona jovens explorarem o seu talento. Por sua vez, António Rocha, fundador da startup Smartex, venceu o “Prémio de Mérito – Empreendedor BANTUMEN”, também em parceria com a Startup Portugal, pelo seu incrível espírito de inovação e irreverência no ecossistema empreendedor.

Cláudio Bento França, pivô da SIC, foi o anfitrião do evento de apresentação da iniciativa, que foi animada ainda pelas atuações em palco da produtora, cantora e multi-instrumentista Nayela, o quarteto de cordas Active Mess e o trio de arte performativa Aurora Negra (Nádia Yracema, Isabél Zuaa e Cleo Diara).

Veja mais em Lifestyle

PUB