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Joana Matos: “o vintage e a roupa em segunda mão são o futuro da moda”

Fundada em 2016, na Alemanha, a Vinokilo atraiu cerca de 450 visitantes no seu primeiro evento, mas desde 2018 já fez circular mais de 660 toneladas de roupa e ajudou a reabastecer armários sem utilizar mais recursos do nosso planeta. Além dos seus eventos, também é possível ter uma experiência de e-commerce com a Vinokilo. De 14 a 16 de julho, realiza-se a primeira edição deste mercado pop-up vintage ao quilo, o VINOKILO VINTAGE KILO SALE, em Lisboa. Joana Matos, Brand Creative Lead e representante da marca em Portugal, em entrevista. 

De onde partiu a vontade de trazer a marca/evento para Portugal?

Em países nórdicos como a Alemanha e a Holanda, por exemplo, o hábito de comprar em segunda mão já é algo comum há algum tempo; em Portugal, no entanto, esta prática é recente. Sentimos que a Vinted, a Micolet, entre outras plataformas de e-commerce, ajudam, no dia a dia, a desconstruir algumas perceções que os portugueses possam ter em torno de vestirem roupa em segunda mão e vêm acelerar esta tendência de consumo de roupa em segunda mão.

Um pouco por todo o País, reparamos que o número de lojas (físicas e digitais) e mercados de roupa vintage e segunda mão têm vindo a aumentar. Aliada a este crescimento, temos também a vertente online, que nos indica que a procura existe e que há espaço para introduzir novos conceitos, como os mercados da Vinokilo, de venda de roupa ao quilo. Vemos que há procura, que há espaço para entramos com o nosso conceito no mercado, por isso, chegou o momento em que todos pensámos que a oportunidade está aqui, vamos aproveitar! 

Joana Matos, Brand Creative Lead e representante da marca em Portugal

Joana Matos, Brand Creative Lead e representante da marca em Portugal

Depois desta edição, a perspetiva é fazer mais? Se sim, com que frequência e localização?

Sentimos que estamos a ser muito bem aceites pelos portugueses! E, como única portuguesa dentro da empresa, confesso que fico muito orgulhosa de ver que há tanta gente sintonizada numa economia menos “fast” e mais consciente. Mas, em relação aos planos para o futuro, não sabemos ainda dizer.

Porque é que este evento é tão importante?

Os mercados da Vinokilo querem incentivar a mudança no setor da moda e ajudar a sociedade a caminhar em direção a um modelo mais responsável e consciente, tanto do ponto de vista ambiental como ético. Como? A Vinokilo dá a oportunidade de comprar roupa em segunda mão, de qualidade e a preços acessíveis, de uma forma muito próxima.

Sente que a compra de roupa em segunda mão é uma tendência que veio para ficar?

Sim, sem dúvida. Acredito que o vintage e a roupa em segunda mão são o futuro da moda. Só em Portugal produzimos 200 mil toneladas de lixo têxtil por ano e apenas 2 a 5% é reciclado, o que significa que ainda temos um longo caminho a percorrer no que toca a sermos mais sustentáveis relativamente à forma como consumimos moda.

De acordo com as projeções da Ellen Macarthur Foundation, é expectável que o mercado de roupa em segunda mão cresça cinco vezes mais do que o mercado de moda tradicional, o que indica que esta é, sem dúvida, uma tendência que veio para ficar.

Há diferenças entre roupa em segunda mão e a roupa vintage? Ou são a mesma coisa?

Uma peça vintage, significa que tem entre 20 a 100 anos, sendo que uma peça com 100 anos ou mais pode ser considerada uma antiguidade. A roupa Vintage é geralmente indicativa da sua época e deve mostrar as tendências e estilos específicos daquele período de tempo. Por outro a roupa em segunda mão são peças pre-loved, isto é, usadas, ou até semi-novas, mas que não representam necessariamente uma determinada época.

A moda sempre fez parte da sua vida? Qual foi o seu percurso profissional?

A moda sempre foi algo que me apaixonou, mas nem sempre estive associada a esta área. Durante 15 anos, estive ligada à área do branding, assessoria de imprensa e geri projetos de ativação de marcas e eventos para marcas. Em 2020, comecei a trabalhar em Marketing Digital, como Community Manager da Boom Baazar e desenvolvi conteúdos digitais na área de moda para centros comerciais da Mundicenter. Aqui foi quando começou a crescer a vontade de me dedicar mais ao sector da moda, mas ao mesmo tempo sentia que queria trabalhar com marcas ou projetos que tivessem uma vertente ambiental e fossem socialmente responsáveis. E comecei a minha pesquisa. 

Com as experiências que fui tendo na área da comunicação e do marketing, adquiri conhecimento profundo na criação e gestão de marcas, tendo assumindo o cargo de Diretora de Operações de Marca Global do Selina, mas o “bichinho” da moda falou mais alto e após ter conhecido a Vinokilo, em abril de 2022, entrei em contacto com o Robin, o CEO da empresa e lancei-lhe o desafio de trazer a marca para Portugal. Acabei por colaborar com a marca como  Brand Creative Lead e um ano depois a equipa acedeu ao meu pedido e decidimos fazer o primeiro evento da Vinokilo, em Lisboa.

O Vinoliko começa hoje, dia 14 de julho, e vai até ao dia 16 de julho, domingo. O evento realiza-se no Mīrārī, em Lisboa, e os bilhetes são gratuitos, mas com um número limitado. Consegue adquirir o seu em vinokilo.events/collections/lisboa.

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