[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Liderança no Feminino, sim é diferente e ainda bem!

Artigo de opinião de Marta Almeida, Diretora Coordenadora Nacional da DS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO

Marta Almeida

Marta Almeida

Nos dias de hoje, é com orgulho que assisto ao women power, especialmente no empreendedorismo. A excelência no feminino é inegável e, felizmente, há muitos anos que as mulheres estão de igual para igual em muitas profissões em Portugal.

Acumular várias funções – mãe, esposa, filha e empreendedora – é de louvar, mas o mesmo se aplica aos homens. A ousadia, seja por parte de um homem ou de uma mulher, de criar o próprio negócio é de enaltecer sempre, não deixando de representar o adicionar de um novo papel no dia-a-dia. No entanto, a história diz-nos que sendo uma mulher o ‘gostinho’ do sucesso é muito maior, porque são múltiplas as conquistas ao longo de décadas pelos direitos humanos das mulheres, pela igualdade e paridade em posições de Administração e Direção.

Trabalhando eu numa área associada maioritariamente ao universo masculino, fico rendida quando vejo reivindicações em prol da igualdade – como foi o caso da Ministra espanhola que se recusou no início de fevereiro a marcar presença em eventos em que fosse a única oradora mulher – mas, ainda mais quando encontro mulheres a ambicionar cargos de chefia ou a dirigir os seus próprios negócios.

Uma liderança no feminino é diferente, sim. E ainda bem. A ambição é um elemento preponderante, mas também há outros fatores a destacar. As mulheres pensam sempre no que consideram o seu melhor investimento: as pessoas. Em qualquer projeto profissional olhar para quem está do outro lado importa, e perceber que há uma chefia atenta a nós influencia muito o envolvimento para com a organização, porque não deixa de aproximar e motivar. E as mulheres sabem disso. Este é um elemento diferenciador muito visível na liderança no feminino, uma empatia que incentiva a inclusão e participação de todos. Atualmente, o multitasking é um requisito e uma mulher é uma ‘pro’ neste papel, mas díspar, sempre com planeamento, preocupação com os detalhes e timings bem definidos. Outro elemento distinto de uma chefia no feminino é a iniciativa para inovar e implementar a mudança, em prol de obter os melhores objetivos.

Sei que sou suspeita, mas posso afirmar com certezas que as mulheres são líderes distintas, são sinónimo de proximidade, determinação, foco e emoção por ambicionarem a liderança, por exigirem paridade salarial, por desejarem uma carreira em ascensão, por comprovarem, de forma consecutiva, serem profissionais de excelência, ao liderar milhares de negócios e milhares de equipas em Portugal e no Mundo. As empreendedoras têm vindo a comprovar o seu sucesso e pelos vistos o segredo não é assim tão secreto, basta serem mulheres, e contra o ADN é difícil de ‘lutar’.

Veja mais em Opinião

PUB