[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Lisbon Bar Show: Flavi Andrade

Os nomes mais prestigiados do setor da mixologia, hospitalidade, restauração e hotelaria a nível internacional regressam ao Lisbon Bar Show nos dias 16 e 17 de maio. Nesta 8.ª edição as novidades vão deixar os fãs da mixologia a delirar: vai realizar-se o 1.º Congresso Ibérico de Bartenders; o Brasil é o país convidado; pela primeira vez, vai realizar-se fora do Brasil a grande final do concurso Rabo de Galo no segundo dia do evento; e a presença de 12 dos bares e bartenders que fazem parte dos World 50 Best Bars. Não menos importante, a apresentação do Lisbon Bar Show não ficaria completa sem os finalistas dos Prémios Lisbon Bar Show. Os grandes finalistas dividem-se por 11 categorias e a cerimónia da entrega de prémios será dia 17 de maio, às 19h15, encerrando esta edição.

LBS '23

Flavi Andrade é uma das nomeadas para Melhor Barmaid do Ano. Tudo começou há 15 anos quando deixou o Brasil e aterrou em Sevilha. Jornalista na altura, apaixonou-se pelo mundo da mixologia e nunca mais parou. Atualmente, reside em Portugal e faz magia no Rossio Gastrobar onde é Head Bartender.Tudo que vai dentro do copo tem de ter um porquê, afirma. Criatividade, consistência e paixão, são as suas linhas guias.

O que é que significa para si estar nomeada para Melhor Barmaid do Ano nos Prémios Lisbon Bar Show? 

Uma honra enorme. É o reconhecimento de anos de trabalho num país que me adotou desde o primeiro minuto. Quando cheguei a Portugal aterrei logo no primeiro Lisbon Bar Show.

Sou bastante grata àqueles que me permitiram estar nesta seleta lista ao lado de grandes profissionais. Cada vez mais, as mulheres somam nesta profissão e o Lisbon Bar Show dá espaço para este reflexo e reconhecimento.  

Flavi Andrade

Flavi Andrade

Há um carinho especial por esta edição do Lisbon Bar Show, tendo em conta que o Brasil é o país convidado? 

Há mais do que um carinho especial. Posso dizer que os “meus países” vão estar juntos a enaltecer um setor que cresce francamente em ambos e isso deixa-me de coração cheio.

É uma relação histórica, cada vez mais estreita, que será brindada dentro do Lisbon Bar Show. Viver este momento vai ser um marco profissional para mim.  

Porquê é que decidiu homenagear Lisboa na nova carta de cocktails do Rossio Gastrobar? 

O Rossio Gastrobar está inserido no coração pulsante de Lisboa. A primeira vez que vi Lisboa a partir do rooftop do hotel Altis Avenida, quando o Rossio Gastrobar ainda estava a ser construído, foi como se a cidade me estivesse a abraçar. Emocionei-me!  

Chegou a hora de devolver este abraço a Lisboa e compartilhar esta emoção com os nossos clientes, sejam eles nacionais ou turistas. Todos merecem uma boa dose de Rossio Gastrobar e da linda Lisboa. Quis ocupar-me de oferecê-la por meio dos meus cocktails.

A nível profissional, o que é que lhe falta atingir?

Muita coisa, mas para elencar um item de imediato seria um prémio que remetesse à equipa da qual faço parte. Acredito na sincronia e na sinergia.

Como diz o provérbio africano: Se quiser ir rápido vá só. Se quiser ir longe vá em equipa“.  

Desde que me apaixonei por esta profissão e entreguei-me a ela de uma maneira multidisciplinar vi que não haveriam fronteiras, nem limites por alcançar. Não consegui traçar uma meta precisa e somente minha por tratar-se de um setor extremamente dinâmico, exigente e com muitas possibilidades.

Qual é o seu cocktail favorito?

Fico sempre dividida entre uma boa Margarita on the rocks e um Dry Martini. Das minhas novas criações do novo menu Rossio Gastrobar bebia todos os dias os cocktails Querida (inspirado no clássico mexicano Cantarito) e o Cacilheiro (uma autêntica homenagem a Lisboa e bastante gastronómico). Crio para os clientes, mas seria uma boa cliente para mim (risos).

Há algum que não goste de fazer?

Pode parecer clichê, mas só não gosto de fazer aquele cocktail que o cliente não pede. 

Vamos aprender a fazer um cocktail?

Cocktail São Domingos_Flavi Andrade

Desafiámos a Flavi a partilhar connosco um dos seus cocktails. Eis a receita do cocktail Largo São Domingos.

Ingredientes:

  • 50 ml gin
  • 20 ml de sumo de limão
  • 5 ml xarope de açúcar
  • 10 ml licor de Ginja

Preparação:

  1. Coloque todos ingredientes, exceto o licor de ginja, no shaker e abane energicamente;
  2. Coloque o conteúdo no copo e deslize cuidadosamente a ginja;
  3. Complete com gelo picado e uma palhinha.

Os bilhetes para assistir ao Lisbon Bar Show na Sala Tejo do Pavilhão Altice Arena, em Lisboa, já estão à venda e podem ser adquiridos através do site, em lisbonbarshow.com/bilhetes. Estes têm um custo de €27, se adquiridos online até 10 de maio, e de €35, se adquiridos na bilheteira nos dias do evento.

Veja mais em Lifestyle

PUB