[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Lituânia apoia ativamente a Ucrânia: da Rua dedicada aos Heróis Ucranianos aos 10 milhões recolhidos por cidadãos

A Lituânia é um dos mais ativos e vocais apoiantes globais da Ucrânia. As comunidades culturais, educacionais e empresariais locais estão a prestar apoio voluntário à Ucrânia à luz da atual agressão russa.

Desde a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, a Lituânia tem sido um dos principais países a demonstrar apoio constante ao país companheiro em doações, ajuda humanitária, e trabalho voluntário. O país, cuja situação difícil para a independência da União Soviética em 1990 uniu e elevou a nação inteira, está bem posicionado para enfatizar o anseio dos ucranianos pela sua liberdade.

Em apenas alguns dias, uma organização não governamental local Blue / Yellow recolheu mais de 10 milhões de euros de residentes lituanos dedicados a apoiar os ucranianos, e muitas famílias estão a inscrever-se para acolher refugiados ucranianos, enquanto veterinários viajam para a fronteira para ajudar a recolher e tratar os animais de estimação dos ucranianos. Uma onda de unidade está a lavar-se pelo país e parece que ninguém fica indiferente.

Vilnius, a capital, iniciou mesmo o processo de renomear a rua, onde está sediada a Embaixada da Rússia, para Rua dos Heróis Ucranianos.

Vilnius - © Saulius Žiūra_Go Vilnius

Vilnius – © Saulius Žiūra_Go Vilnius

Na última semana, muitas empresas lituanas, culturais, artísticas, turísticas e outras organizações uniram também forças para sensibilizar e ajudar fisicamente as pessoas que sofrem com a guerra. Os residentes lituanos, assim como os visitantes estrangeiros, são convidados a contribuir para as iniciativas e a mostrar a sua camaradagem.

Iniciativas culturais e artísticas

Um dos maiores espetáculos de instalação de luz, Klaipėda Festival da Luz, que celebrou o 770º aniversário da cidade portuária, mudou completamente o seu programa à luz dos acontecimentos recentes: além de uma hora de silêncio para apoiar a Ucrânia, os principais objetos do festival foram iluminados em azul e amarelo – as cores da bandeira ucraniana. 

Klaipėda Light Festival - © Domas Rimeika_VšĮ Klaipėdos šventės

Klaipėda Light Festival © Domas Rimeika_VšĮ Klaipėdos šventės

O Museu de Energia e Tecnologia de Vilnius, instalado na primeira central elétrica central da cidade, doará todas as receitas dos bilhetes para “Blue / Yellow “, o que dá um apoio multifacetado à Ucrânia. O museu está também preparado para fornecer abrigo aos refugiados ucranianos. Os visitantes são bem-vindos a dar um passeio pela cidade de Vilnius e pela história refletida na exposição “Salve, Vilnius”, bem como pinturas, esculturas, e outras peças criativas de 29 artistas.

Inúmeros artistas locais estão a doar as receitas da venda dos seus quadros à causa ucraniana enquanto agências criativas lançam plataformas, tais como “Creatives for Ukraine” para unir os artistas do mundo dispostos a partilhar as suas ilustrações da guerra.

Entretanto, TrekTours, o maior organizador de caminhadas no Báltico, reuniu quase 5 mil caminhantes para caminhar até 50 km com bandeiras ucranianas orgulhosas e altas.

As instituições educativas oferecem educação gratuita aos ucranianos

A academia lituana veio como uma só para cuidar dos estudantes ucranianos que perderam o contacto com as suas famílias deixadas na zona de guerra. A Universidade Internacional LCC, uma escola de artes liberais, está atualmente a fornecer comida, abrigo, artigos essenciais, apoio financeiro e psicológico a quase 200 estudantes da Ucrânia.

Vilnius - © Saulius Žiūra_Go Vilnius

Vilnius – © Saulius Žiūra_Go Vilnius

Da mesma forma, a Universidade de Vilnius, a instituição globalmente reconhecida e a maior universidade do país, oferece educação gratuita e assistência financeira aos estudantes ucranianos, para além de criar um fundo de donativos.

As empresas oferecem abrigo, dinheiro, e produtos

Os empresários lituanos contribuem fortemente para as iniciativas culturais, educacionais e artísticas a nível estatal. Já centenas de ucranianos deslocados encontraram o seu lar temporário na Lituânia, e vários hotéis estão a oferecer opções de alojamento.

Outras empresas também tomaram o assunto nas suas mãos e estão a prestar assistência em produtos de higiene, cartões SIM, receitas de produtos vendidos, etc.

O apoio incessante de organizações públicas e cidadãos lituanos às pessoas afetadas pela guerra na Ucrânia dá origem a outras novas iniciativas no país todos os dias. Entretanto, como membro da NATO e da União Europeia, a Lituânia dá as boas-vindas aos visitantes internacionais para descobrirem os seus marcos naturais e urbanos e mostrarem a sua posição contra agressões injustas.

Veja mais em Sociedade

PUB