[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mafalda Sena: “Desde os meus 8/9 anos que me lembro de ser a mais gordinha dos irmãos/primos”

Segundo a World Obesity Federation (Federação Mundial da Obesidade), 800 milhões de pessoas vivem com obesidade. Em Portugal, segundo a Sociedade Portuguesa Para o Estudo da Obesidade, em 2021, 1,5 milhões de adultos viviam com obesidade.

E se a obesidade é um fator agravante para várias doenças, como a diabetes e as doenças cardiovasculares, tem também um impacto significativo a nível emocional, resultando, muitas vezes, em doenças, como a depressão e a ansiedade.

Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Obesidade e para abordar melhor este tema falámos com Mafalda Sena.

Mafalda Sena tem 31 anos, é formada em Arquitetura, é fundadora da página SenaSaudáveis e participou no Masterchef Portugal 2022. Tem a sua própria linha de chás, uma linha de mistura de bolachas saudáveis e pão express para o Celeiro e, ainda, uma marca de roupa desportiva, a SUPERE.

Mas esta mulher, que partilha, diariamente, com cerca 175 mil pessoas o seu estilo de vida saudável, já foi uma criança que sofreu de excesso de peso.

(c) Mafalda Sena

(c) Mafalda Sena

Conta-nos que se lembra de ser a mais gordinha do grupo, desde os seus 8/9 anos. No entanto, nessa altura isso não lhe fazia confusão.

“Nessa altura não me fazia confusão, sempre fui muito bem disposta e animada e sempre me senti muito enturmada e feliz”, revela.

Mas a partir dos 20 anos, quando começou a ligar mais à aparência, percebendo que as roupas que as suas amigas e irmãs vestiam a ela não lhe assentavam bem. E, muitas vezes, não conseguia encontrar o seu tamanho nas lojas.

“Percebi que isso me incomodava e que tinha de fazer alguma coisa para mudar”

Procurou uma nutricionista, que lhe esclareceu todas as dúvidas e que fez com que entendesse que a saúde e a alimentação andam de mãos dadas. E encontrou um personal trainer que lhe conseguiu pôr o bichinho do desporto e que fez com que o mesmo se tornasse um hábito. Desde então, nunca mais parou.

É importante, contudo, salientar que esta mudança não se consegue de um dia para o outro. Existem, apesar disso, pequenas coisas que se podem começar a fazer. Mafalda refere duas:

  1. Comece com pequenas mudanças, não dá para mudar do 8 para o 80.
  2. Troque algo que sabe que lhe faz mal por uma coisa “boa”. Seja uma rotina, seja um alimento.

“Por exemplo, se depois do jantar se senta sempre no sofá e passa o dia sentado a trabalhar/estudar, então depois de jantar opte por fazer uma caminhada longa. Se todos os dias come uma tablete de chocolate de leite ou bolachas, troque por um quadrado de chocolate negro ou por uma bolacha saudável”, aconselha.

O sucesso da sua mudança começou a ser visível por todos os seus amigos e familiares e, a partir daí, começaram a pedir que partilhasse as novas receitas que criava ou os treinos que fazia diariamente. Esta partilha resultou, em 2017, no SenaSaudáveis– uma página de Instagram e Facebook onde Mafalda partilha as “suas senas”, como receitas, treinos e dicas.

Mafalda é sem dúvida um exemplo e um modelo a seguir!

Veja mais em Sociedade

PUB