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Logomania: Sim ou Não?

Não é de agora que certas marcas, principalmente de High Fashion, desenham peças com o seu logótipo estampado. Mas a grande pioneira da logomania foi a Louis Vuitton. No século 19, a marca francesa começou a estampar o seu logótipo em baús para que estes não fossem copiados por outros fabricantes. Se a longo prazo se verificou uma boa estratégia? Isso é uma história para outra altura.

A verdade é que a logomania ganhou muitos fãs e começou a ser usada, principalmente, pelos novos ricos americanos, graças ao boom económico em 1990. A necessidade de se afirmarem e ostentarem era tanta, que nada melhor do que desfilar com o logótipo da marca em malas, sapatos, peças de roupa e até de lingerie. E se inicialmente o objetivo era combater as falsificações, o furor foi tanto que até quem não tinha dinheiro para ostentar desfilava com algo semelhante.

E apesar desta tendência ter saído de moda por um tempo, a verdade é que voltou com força. Exemplo disso são as marcas: Gant, Dior, Guess e Coach.

Veja algumas peças:

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