Tem um bocadinho de tempo livre? Então, espreite a página no Facebook de ‘As Minhas Insónias em Carvão’… Parecem só uns desenhos a carvão adicionados a simples fotografias, mas na verdade estão ali horas de trabalho! A ideia em si é gira, os desenhos são de qualidade assinalável e, como se isso não bastasse, a história com que tudo começou é digna de registo…
A internet tem destas coisas… Começamos a pesquisar para um tema e, quando damos por isso, demos uma volta de 180 graus! A meio da pesquisa para a próxima reportagem da LuxWoman – Regresso às Origens, os Jovens na Agricultura –, dei por mim na página de Facebook do projeto de Luís Rodrigues. Gostei do projeto, entrei em contacto com o designer, com o intuito de perceber como tudo aconteceu e para o poder contar a si, e de repente percebi que a vida se faz destes pequenos momentos de descoberta aliados a felizes rasgos de espontaneidade…
Quando soube que ia ser pai, Luís entrou em pânico. As preocupações roubaram-lhe o sono, mas trouxeram-lhe essa grande ideia de fazer ilustrações em fotografias reais e adicioná-las ao Facebook. O que, à partida, podia não ter um interesse significativo revelou-se, na realidade, algo surpreendente.
Primeiro, foi a vez do YouTube, onde o vídeo do pedido de casamento à namorada (agora noiva) fez furor. Tratava-se de uma campanha da TMN lançada no Dia dos Namorados, com assinatura da Ogilvy e da Baixa62. O designer é amigo de um dos donos da agência de comunicação Baixa62, que se lembrou dele e da namorada para o spot que a TMN queria fazer para assinalar o Dia de São Valentim. Ninguém sabia que a ideia do designer, desde o início, era pedir a namorada em casamento… Surpresa!
Eu conheço um dos donos da Baixa62 e a minha relação cumpria os parâmetros da ideia (um dos membros do casal trabalhar por turnos e, obviamente, estarem muito apaixonados!). Ele abordou-me para isso e aceitei. O que era para ser uma simples surpresa de São Valentim (entregar umas flores e ficava por aí…), tornou-se algo mais… Já andava a pensar em fazer o pedido à minha (agora) noiva, aceitei o convite e fiz uma surpresa a todos: saquei de um anel e o resto é história…!
Depois, foi a vez dos desenhos no Facebook. O irmão e a cunhada fizeram uma sessão fotográfica com o sobrinho. Luís olhou para as fotos e decidiu fazer uns desenhos para os pais emoldurarem e explica:
Gostei tanto do produto final que comecei a desenhar que nem um louco em várias outras fotos e já com algum material. Depois, criei a página das Insónias em Carvão…
A notícia de que ia ser pai deu continuidade à ideia, materializando-a de uma forma mais concreta:
Andava noites a olhar para o teto, a pensar em maneiras de proporcionar ao meu futuro filho o melhor possível: amor e boa-disposição, claro… A questão financeira, infelizmente, tem cada vez mais peso, como se sabe…
Decidiu começar a investir nos desenhos e o sucesso está à vista. Na página do Facebook, são inúmeros os comentários favoráveis ao seu trabalho, e as encomendas duplicam a cada dia que passa.
Se não sabe o que oferecer à sua cara-metade no próximo aniversário de namoro ou àquela pessoa especial para assinalar um momento único, espreite a página de ‘As Minhas Insónias em Carvão’. A criatividade ao serviço da boa-disposição…!
Espreite o vídeo que causou lágrimas…