[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Maria João: A música, sempre

Com uma carreira de sucesso, prefere o foco no presente e na estrada que ainda tem por percorrer. ‘Algodão’ é o nome do novo disco que apresenta, um trabalho em parceria com o reconhecido pianista e compositor brasileiro, André Mehmari, uma produção que une os dois lados do Atlântico: Portugal e Brasil. A cantora Maria João, na primeira pessoa.

Tem uma carreira consolidada e de sucesso. Hoje, ao olhar para trás, o que sente?

Só ocasionalmente olho para trás e, quando o faço, olho com muita alegria, com muita gratidão e orgulho. Ser músico em Portugal não é nada fácil e fazê-lo durante todo este tempo – ainda para mais sendo mulher, sendo cantora – ainda mais difícil, é. Por tanto, olho para a minha carreira à luz destas três características que mencionei. Porém, o meu foco principal é olhar para a frente. Olhar para o presente e para a frente, para que possa continuar a expor e a materializar todas as ideias doidas que continuo a ter… que são muitas!

Como nasceu este trabalho com André Mehmari?

Conheço o André há, já, seis anos. Conhecemo-nos quando fiz o meu disco de homenagem ao poeta carioca, Aldir Blanc. Já nem sei bem como foi o princípio, mas convidei o André para tocar e para fazer a música para um dos poemas que o Aldir tinha escrito. E ele fez. Ficámos, sempre, com este desejo, este frenesim de fazermos música em duo – um disco e, depois, concertos. Muitos, muitos concertos… E, agora, apareceu esta ideia, que até foi do próprio André Mehmari. Um dia, mandou-me uma mensagem que dizia: “João, ando a pensar… vamos fazer um disco? Já tenho aqui uma música!” Escreveu uma música e, no dia a seguir, tinha outra e, no outro dia, outra… ele é assim, até me deixa zonza com tantas ideias e tantos temas, tão incríveis, tão magníficos! No ano passado, voei para São Paulo, fiquei em casa dele, gravámos no seu estúdio, na lindíssima Serra da Cantareira. E assim foi… gravámos este disco em três dias. O dia todo, ali, num verdadeiro frenesim. Foi incrível! Foram dias plenos dedicados à música, inteiramente pela música. Foi assim que aconteceu e nasceu este nosso disco, ‘Algodão’.

O que representa este novo trabalho?

Este ‘Algodão’, um disco novinho em folha, meu e do André Mehmari, é, para mim, uma total felicidade! Que momento incrível, que sor te imensa que tenho em ter um parceiro assim, um músico tão excecional, tão extraordinário e que, ainda por cima, tem ideias e quer gravar e dançar comigo esta dança da música. Que sorte a minha! Fico tão emocionada sempre que penso nisto!

Este trabalho é diferente dos anteriores? Em que sentido?

Claro que este disco é diferente dos outros…


Leia a entrevista completa na edição de novembro da sua Revista LuxWoman, já nas bancas ou em formato digital na Kiosko y Más, em kioskoymas.com ou na App Kioskoymas

Capa WOMAN 283 site

Veja mais em Lifestyle

PUB