[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Max Mara na Avenida da Liberdade

Os grandes nomes da moda e de acessórios de luxo estão cada vez mais presentes na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Decidir por que lado da avenida começar a percorrer é agora uma decisão a tomar. Durante muito tempo, apenas percorríamos o lado direito (no sentido ascendente), mas desde setembro que existe um bom motivo para nos fazer atravessar a avenida e entrar numa das suas mais belas lojas, a Max Mara.

Conhecida pelos seus maravilhosos casacos de caxemira e alpaca e por representar o luxo minimalista, a marca é muito mais do que isso. E, apesar de conhecermos bem o grupo Max Mara, descobrimos mais após termos conversado com Nicola Maramotti. Ela, que é uma das embaixatrizes da marca e diretora europeia de novos mercados (Director of European Retail Development) desde meados da década de noventa do séc. XX.

Ao entrar na loja, fui ‘recebida’ pelos manequins que vestem as peças mais emblemáticas da coleção outono/inverno 2013’14, todas elas em tons camel que combinam na perfeição com os materiais da loja, madeira, metal e pedra, de cores suaves. Subi a escadaria – elíptica, de linhas fluidas e com um enorme impacto visual, que dá acesso aos diferentes pisos da loja e sempre iluminada pela luz natural que vem das janelas.

No primeiro andar, encontramos a Linha Weekend num ambiente amadeirado, e no segundo e último, os arquitetos Duccio Grassi respeitaram os tetos altos e os detalhes originais do edifício, como o estuque, as boiseries e as janelas. O objetivo de combinar materiais simples com estes elementos enfatizou a sua importância e a sua elegância. Nicola Maramotti esperava-me precisamente neste último andar, numa saleta com uma varanda repleta de plantas e janelas com vitrais, semelhante a um recanto de uma casa, apenas a presença da coleção Max Mara Studio dava a indicação que, de facto, eu continuava na loja.

Começámos a conversar e quando a felicitei pela loja, Nicola disse-me que estivera em Lisboa quatro vezes, duas das quais para procurar espaços para a loja, e que quando encontrou este edifício na Avenida da Liberdade, que faz esquina com a Rua Alexandre Herculano, se apaixonou logo! E por isso o grupo comprou o prédio.

Falámos do seu papel no grupo e sobre quais as evoluções da marca nos últimos anos, e Nicola frisou que desde o início da Max Mara, em 1951, e do início da Sportmax, em 1969, o grupo cresceu e desenvolveu as linhas ‘S Max Mara, Weekend by Max Mara, Max Mara Studio, Sportmax Code, Max Mara Accessories, Max Mara Glasses by Sáfilo, Max Mara Horsery, Max Mara Bridal e Here is the Cube ‘S Max Mara, a maioria presente na loja.

E que nesta estação convidou pela primeira vez um rosto conhecido para a campanha publicitária da carteira J, a atriz Jennifer Garner, que personifica o espírito da marca. “Tem o seu papel de mãe, de profissional e o lado mais glamoroso que Hollywood acrescenta às suas estrelas”, diz. Quando falámos do estilo Max Mara e do que ele representa, Maramotti prontamente respondeu:

Elegância, requinte, simplicidade e glamour. E abrange todos os momentos da vida de uma mulher contemporânea. Nos momentos mais relaxantes, Weekend by Max Mara, e nos mais sofisticados, a Linha Max Mara Studio, na qual a mulher portuguesa se enquadra perfeitamente.

Por falar em estilo, Maramotti é um ótimo exemplo de elegância e sofisticação e não resistimos em perguntar-lhe quais as suas peças de eleição desta estação. ‘O casaco Fur’ – aquele que Carine Roitfeld vestiu durante a Semana da Moda de Milão e que depois se tornou umas das peças mais cobiçadas pelo fashion system. Tal como o vestido vermelho, o mesmo que Nicola Maramotti vestiu na noite de inauguração da loja na Avenida da Liberdade, como pudemos constatar pessoalmente horas mais tarde.

Maramotti é encantadora e uma excelente comunicadora, se tivesse mais tempo teria ficado ali a perguntar-lhe mais e mais sobre os projetos da marca, como o Art Prize for Women e o Women in Film Max Mara Face, que têm dado voz a novas artistas e atrizes, apostando nas suas carreiras e nos seus talentos. Mas o tempo era limitado e voltei ao foco da nossa conversa, a Max Mara enquanto marca de roupa e acessórios.

Quais serão as próximas apostas e os próximos objetivos da marca a curto prazo?

Um dos objetivos é desenvolver mais a parte do e-commerce porque percebemos que atualmente há imensa procura, e que sites como o Net-a-Porter impulsionaram essa prática. Mas também queremos continuar a apostar nas lojas e a privilegiar o atendimento diferenciado. E proporcionar recantos como este [a maravilhosa sala em que nos encontrávamos], onde a cliente pode estar calmamente com as suas amigas e sentirem-se em casa. E em que as sugestões das colaboradoras da loja para a coordenação de determinadas peças e acessórios são importantes e fazem a diferença.

E é isso que a Max Mara traz à Avenida da Liberdade, luxo – quer seja pelos materiais e pelo corte (pela combinação de tradição, criatividade e inovação) quer pelos momentos reservados a cada compra onde cada cliente se sente especial.

Morada: Avenida da Liberdade, 231/239, Lisboa.

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h30.

Veja mais em Moda

PUB