[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Menina sem-abrigo: o que faria?

Vídeo da Unicef mostra como o preconceito mora em cada um de nós.

O que faria se encontrasse uma criança de 6 anos sozinha num local público? É este o ponto de partida da campanha #FightUnfair, que a Unicef lançou esta semana nas redes sociais e que mostra como o preconceito existe entre nós, mesmo quando perante crianças.

O vídeo mostra uma experiência social levada a cabo com Anna, uma menina que ora aparece com roupas limpas, ora surge com aspeto de sem-abrigo e roupas sujas.

Quando Anna espera na rua, sozinha, na sua versão ‘limpa’, a reação dos transeuntes é abordá-la e perguntar se está perdida ou precisa de ajuda. Quando surge no papel de sem-abrigo, todos a ignoram.

A experiência prossegue dentro de um restaurante. Anna senta-se na mesa com outras pessoas, com o seu cabelo bem arranjado, bem vestida, e a reação é de acolhimento e simpatia. Quando se apresenta mal arranjada e com roupas sujas, a atitude das pessoas é demonstrar incómodo e rapidamente a mandam embora.

No final do vídeo, Anna, a pequena atriz, confessa ter ficado triste com a experiência.

Com a campanha #FightUnfair, a Unicef pretende consciencializar, para a desigualdade na infância, mais do que culpabilizar.

De acordo com o seu relatório anual ‘The State of the World’s Children 2016’, a Unicef estima que 69 milhões de crianças com menos de 5 anos irão morrer entre 2016 e 2030, e que, nesse ano, 167 milhões viverão em situações de extrema pobreza.

Veja mais em SOCIEDADE

PUB