[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Monção: uma marca

Se gosta particularmente do norte de Portugal, vai gostar de saber que Monção é agora uma marca. A Câmara Municipal de Monção apostou na renovação da região e lançou, então, a marca Monção. Uma marca nascida a partir das formas do património cultural e edificado, da união do povo e do sorriso de bem receber das gentes.

Sob a assinatura “Monção Deixa Marca”, o objetivo é comunicar para todos e em todos os lugares.

“Com a marca Monção estamos melhor posicionados para intensificar a atratividade do nosso território, acentuar a capacidade centralizadora do nosso Município, na região transfronteiriça, e reforçar o dinamismo associativo e empresarial, algo em que Monção é um exemplo”, explica António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal.

Na promoção deste território, um especial destaque para a curta-metragem “Monção Deixa Marca”, um filme do realizador Leonel Vieira, através da qual se pretende mostrar a promessa autêntica e real que a “Marca Monção” tem na sua génese: Monção é Monção. Da autoria da MarkaBranka, uma agência criativa local, constituída por profissionais da região, a nova identidade do Município de Monção é mais do que gráfica. Na sua essência, identifica Monção, enquanto organiza e comunica o município, aglutinando a Câmara Municipal, as suas Áreas de Ação, os Serviços e Equipamentos Municipais.

Tome nota!

A região, além de rica em história, gastronomia e vinho, tem um também um calendário de eventos ao longo do ano, procurado não só por portugueses como estrangeiros. É o caso da secular festa do “Corpo de Deus – Coca de Monção”, de 16 a 19 de junho. Não é só o mais peculiar ritual de Monção, onde o sagrado e o profano se cruzam, como também, um dos eventos mais relevantes do seu calendário cultural, que valoriza a etnografia popular e afirma a identidade coletiva do povo e território de Monção.

De 1 a 3 de julho, acontece a Feira do Alvarinho. Habitualmente realizada no primeiro fim de semana do mês de julho, trata-se de um evento dedicado à promoção e comercialização do vinho Alvarinho. Ao longo de três dias, o Parque das Caldas, cenário incrível que acolhe o evento e o identifica e distingue dos demais, é visitado por mais de 100 mil pessoas, oriundas dos quatro cantos do mundo, que rumam a Monção, com o desejo de sentir o ambiente e o espírito deste evento único no país.

Já em outubro, no mês do Cordeiro à Moda de Monção, a região oferece um vasto cardápio que compreende, entre outros manjares, o “Cordeiro à Moda de Monção”, um prato apreciado e reconhecido como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal. Dada a sua história, tradição e autenticidade, o município leva a cabo, em conjunto com alguns restaurantes do concelho (Restaurantes Recomendados), o “Mês do Cordeiro à Moda de Monção”. Este ano, a iniciativa realiza-se nos dias 8, 9, 15 e 16 de outubro, e destaca não só o sabor único do prato, como também, proporciona aos amantes da boa gastronomia, a oportunidade de saborear esta iguaria do roteiro gastronómico local.

Descubra tudo moncao.pt.

Veja mais em Lifestyle

PUB