Nas redes sociais, a plataforma de streaming reuniu as questões que considerou que os espetadores iriam ter depois de verem a minissérie
Desde que estreou, a 13 de março, que a minissérie britânica “Adolescência” tem sido um verdadeiro sucesso. Da brilhante atuação dos atores aos temas abordados, pelas redes sociais não faltam elogios à série co-criada e escrita por Stephen Graham (o ator também interpreta, na série, Eddie Miller, o pai do protagonista) e Jack Thorne. Porém, também são muitas as questões com que ficamos após vermos os quatro episódios.
A pensar nos espetadores mais curiosos, a Netflix partilhou nas suas redes sociais as respostas a “algumas questões” que possamos ter depois de vermos “Adolescência”:
Não filmaram mesmo cada episódio num só take, pois não? Claro que sim! Se não consegues ver cortes, é porque não há nenhum. Cada episódio foi realmente filmando em tempo real, num take contínuo.
Quais foram os takes escolhidos para os episódios finais? Ep 1 – Take 2 – filmado no 1º de 5 dias de gravações; Ep 2 – Take 13 – filmado no 5º dia de 5 dias de gravações; Ep 3 – Take 11 – filmado no 5º dia de 5 dias de gravações; Ep 4 – Take 16 – filmado no 5º dia de 5 dias de gravações.
Filmaram cada episódio mais do que uma vez? Muito mais que uma vez. Inicialmente, o plano era que cada episódio fosse gravado na íntegra 10 vezes ( manhã, à tarde, ao longo de cinco dias). Mas, na realidade, tivemos de parar e recomeçar, pelo que alguns episódios tiveram muito mais do que 10 takes.
E se alguém se enganasse ou fizesse algo errado? Dependendo da dimensão do erro. Em alguns casos, continuámos a gravar, mas muitas vezes esses takes foram completamente cancelados. Sem pressão!
Quantos figurantes havia no Episódio 2? 320 adolescentes a fazer o papel de alunos e 50 adultos a fazer de professores, funcionários e pais. E, sim, todos eles tinham de estar exatamente no sítio certo à hora certa. Este episódio teve 13 takes!
Como é que a equipa se manteve fora de campo enquanto a câmara se movia? Durante os ensaios, o elenco também trabalhou a coreografia, o que permitia ao diretor de fotografia planear as posições da câmara ao longo de toda a gravação, bem como os movimentos da equipa. Por vezes, foi necessário que alguns elementos da equipa permanecessem no take. Nestes casos, foram caracterizados para se poderem misturar na série e servir de figurantes.
“Adolescência”, para quem ainda não viu, conta a história de como a realidade de uma família é virada do avesso quando Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos, é detido pelo homicídio de uma adolescente que frequenta a mesma escola que ele. Stephen Graham interpreta o papel do pai de Jamie e ‘adulto modelo’, Eddie Miller. Ashley Walters interpreta o papel do Detetive Inspetor Luke Bascombe, e Erin Doherty é Briony Ariston, a psicóloga clínica destacada para o caso de Jamie.