[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O Vilnius Light Festival volta a iluminar a Lituânia

O Vilnius Light Festival iluminará a capital lituana de 25 a 28 de janeiro. Este ano, o festival irá prestar homenagem ao 700.º aniversário da cidade, lançando oficialmente as festividades no dia 25 de janeiro. O início do ano festivo será marcado por um show único de música e luzes, o Time Portal: o espetáculo vai decorrer na Praça da Catedral, onde os visitantes serão convidados a mergulhar no mundo da iluminação etérea. O show abrangerá uma viagem musical e visual através do tempo, desde o século XIV até aos tempos atuais.

De regresso à capital pela quinta vez, o festival já apresentou 77 projetos de 16 países do mundo nos últimos quatro anos e é visitado por mais de 200 mil espetadores de cada vez. Este mês, tornar-se-á a capital europeia de artistas de renome mundial da Lituânia, França, Canadá, Espanha, Reino Unido, Holanda e Itália, exibindo uma arte da luz excecional que deixará os espetadores sem palavras.

“Futuristic light art” pela cidade

Durante o festival, as peças de arte localizadas por toda a cidade irão desvendar as noções de tempo, realidade objetiva, tecnologias, matéria, e espaço, refletindo o tema-chave deste Festival – o Futurismo.

Uma das instalações de luz irá retratar o momento em que Gediminas, o Grão-Duque da Lituânia e fundador de Vilnius, mencionou a cidade numa das suas cartas a comerciantes estrangeiros, em 1323 – ano de aniversário da cidade. O artista lituano Arvydas Buinauskas criará uma coroa simbólica de iluminação para um dos desenhos da cidade e o objeto chave do festival – o Castelo de Gediminas. Uma cópia da carta do Duque, que está guardada nos arquivos em Riga e que foi trazida a Vilnius especificamente para o aniversário, será também exibida no Castelo, tornando-o num dos principais objetos do festival.

Em homenagem aos sete séculos de história, os criadores lituanos da Vilnius Gediminas Technical University – Vilnius Tech – vão colaborar com a Academy of Media Arts Cologne, a Technical University of Cologne e a Tampere University of Applied Sciences para exibir uma visualização Vilnius X-Reality 700. Será uma fusão de animação e videojogos com elementos arquitetónicos da Câmara Municipal de Vilnius, que simbolizam a interação entre a memória cultural e os sistemas de IA.

O criador italiano Cristian Rizzuti apresentará uma instalação de lasers, Amnesia, que é a interpretação da memória – o renascimento, a viabilidade, e o pulso. O estúdio de arte digital canadiano Iregular apresentará uma instalação Control No Control que já atravessou o globo – a instalação de luz geométrica minimalista foi apresentada 35 vezes em outros países, chegando finalmente à Lituânia para o festival. O artista francês Olivier Ratsi trará a sua peça Onion Skin para a Galeria de Imagens de Vilnius. A solução gráfica criativa representa a recomposição do tempo e do espaço.

Como todos os anos, instalações de luz, soluções criativas de iluminação sobre objetos arquitetónicos, e arte digital serão exibidos nos locais mais inesperados da cidade: um Mosteiro Franciscano do século XIV na Cidade Velha, a Igreja de Santa Catarina em estilo Barroco, a Torre de TV, bem como os autênticos pátios urbanos escondidos, e as praças e parques frequentados pelos habitantes locais e turistas. Os espetadores terão uma oportunidade única de vislumbrar um outro lado noturno de Vilnius – jovem, arrojada e vibrante.

As festividades comemorativas de aniversário ao longo de 2023

Ao longo dos últimos dois anos, Vilnius tem vindo a celebrar os seus 700 anos. No entanto, 2023 será o seu ano mais festivo de sempre. Para torná-lo memorável para os turistas e residentes, a cidade apresentou sete projetos de arte, música e história interativa.

Opera. Connect: Vilnius, a City of Opera espalhará a ópera nos locais mais inesperados da cidade; Vilnius Poker: The Exhibition convidará os visitantes a irem ao MO museu de arte moderna e a explorarem o labirinto da cidade de texto, som e imagens; Pavilion: Vilnius 200 Years Ago oferecerá a oportunidade de explorar a reimaginada Vilnius do século XIX; Music for Vilnius convidará compositores mundialmente conhecidos a representar os sons de Vilnius em pequenas peças musicais espalhadas por toda a cidade.

A 25 de julho, Vilnius acolherá o festival internacional de música As Young As Vilnius no Parque Vingis.

Veja mais em Arte

PUB