[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Perder peso com a ajuda de um balão

Sem dietas malucas, exercício físico em excesso ou cirurgias invasivas.

Há um novo tratamento que ajuda a combater a obesidade. Designado Obalon, foi criado por norte-americanos e promete emagrecimento mais eficaz do que qualquer dieta, exercício físico ou cirurgia gástrica.

De acordo com dados do Relatório Global de Nutrição deste ano, dois quintos da população mundial sofre de obesidade ou tem excesso de peso. Assim, com o propósito de combater esta tendência, um grupo de norte-americanos criou o Obalon.

Mas como funciona? O tratamento consiste em colocar três balões no estômago. Estes são ingeridos em forma de pequenas cápsulas, com três semanas de intervalo entre cada toma. Ao chegarem ao estômago, é realizado um raio-x para saber se estão no local correto. Em seguida, as cápsulas são ligadas a um cateter que as enche e lhes dá a forma de pequenos balões, com o objetivo de reduzir o espaço no órgão e levar a pessoa a comer menos, por se sentir cheia com mais facilidade.

Ao fim de seis meses, os balões são retirados do corpo através de uma cirurgia endoscópica, que é pouco evasiva.

Segundo o artigo publicado na CNN, um grupo de pessoas participou num estudo, durante seis meses, para analisar os benefícios deste novo método. Os resultados ditaram que, quem fez o tratamento, já aprovado pela entidade que regula os tratamentos médicos nos EUA, perdeu o dobro do peso do grupo que não colocou os balões no estômago.

“O tratamento do balão ajudou-os a comer menos, mas também aprenderam a fazer escolhas mais saudáveis com o apoio [consultas de nutrição] providenciado pelo programa”, explicou à CNN Aurora Pryor, médica e diretora do Bariatric and Metabolic Weight Loss da Universidade de Stony Brook, em Nova Iorque. “E eles foram capazes de manter o estilo de vida saudável mesmo depois dos balões serem removidos”, acrescenta.

Há que referir que este tratamento, considerado como uma “nova esperança para as pessoas”, como refere Raul J. Rosenthal, presidente da American Society for Metabolic and Bariatric Surgery, é indicado para indivíduos com Índice de Massa Corporal entre os 30% e os 40%.

Veja mais em Lifestyle

PUB