[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Porque é que a perda de dentes não é sinónimo de velhice?

Um dos maiores enganos na Medicina Dentária é associar a perda de dentes à idade, porque esta não está diretamente relacionada com a velhice. A queda de dentes pode sim estar relacionada com os hábitos de higiene oral, ou falta deles, e com outras condições que afetam a saúde oral.

Os dentes de leite devem cair durante a infância, mas os dentes definitivos, da dentição dos adultos não, e por esta razão, há muitos outros motivos para a perda de dentes que não a velhice.

O primeiro, e mais óbvio, é ter uma má rotina de higiene oral. Todos pensamos saber quais os cuidados a ter com os nossos dentes e gengivas, mas, por vezes, existem erros que se cometem não só ao nível da falta de rotina de higiene oral, mas mesmo na própria rotina. A escovagem pelo menos duas vezes ao dia e de forma correta, usando movimentos circulares e horizontais, faz toda a diferença, bem como o uso regular do fio dentário. Ter boas rotinas ajuda a prevenir e evitar patologias que possam levar a essa perda de dentes.

Outro motivo está relacionado com o Bruxismo, a condição que consiste no ranger constante dos dentes, aplicando uma força excessiva sobre os mesmos. Esta força pode causar fraturas de vários tipos, desgaste nos dentes, dor nos maxilares, hipertrofia dos músculos, dores de cabeça constantes e, em último caso, perda da dentição. Também uma cárie profunda, a evolução de periodontite (doença das gengivas) ou uma má oclusão são motivos para a perda de dentes que em nada estão relacionados com a idade das pessoas afetadas. Nestes casos, a falta de tratamento ou o tratamento tardio levam ao aumento da probabilidade da perda dos mesmos.

Neste sentido, é muito importante ter atenção e visitar regularmente o Médico Dentista para monitorizar, tratar ou prevenir quaisquer patologias. Hoje em dia ainda há muitas pessoas que continuam a evitar ir ao dentista, por várias razões, como o preço das consultas ou a falta de acesso a consultas de Medicina Dentária através do Sistema Nacional de Saúde. No entanto, são hábitos que têm vindo a mudar com a maior afluência às clínicas dentárias. Uma alimentação saudável, com moderação nos açúcares, e uma boa hidratação ajudam também a cuidar da saúde oral.

Assim, é possível compreender que a perda de dentes não é sinónimo de velhice, mas pode ser sinónimo de uma rotina de higiene oral menos cuidada ou de diversas patologias que também podem levar a que os dentes caiam ou tenham que ser extraídos. A perda de dentes pode acontecer a qualquer idade e para conseguir prevenir algum tipo de complicação é crucial ter o hábito de consultar o Médico Dentista regularmente: a prevenção é a melhor solução.

Artigo de opinião de Ana Vieira da Silva

Médica Dentista da MALO CLINIC Porto

Dra Ana Vieira da Silva_MALO CLINIC 

Veja mais em Opinião

PUB