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Proprietária do restaurante Tágide lança marca de cerâmica

A ressuscitar um talento que estava meio que “adormecido”, Suzana Barros de Brito acaba de lançar uma marca própria de cerâmica.  terr.a.mar ou t.a.m (abreviatura), representa as iniciais dos nomes dos seus três filhos (Tomás, António e Mafalda).

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A primeira encomenda da proprietária do icónico restaurante Tágide foi um vaso com folhas amovíveis, numa clara analogia ao orgânico e ao crescimento, que teve como destino um pequeno hotel de charme no Algarve. “A cerâmica entrou na minha vida muito cedo, tinha apenas 15 anos, quando comecei a pintar azulejos num curso de verão. Mesmo quando me envolvi no mundo da restauração com o Tágide, a arte esteve sempre presente. Apaixonei-me, de imediato, pelo edifício histórico e pela coleção de azulejos do restaurante. Este ano voltei à cerâmica mais a sério e achei que fazia todo o sentido criar esta marca, com uma forte ligação à natureza. Sinto imenso prazer em trabalhar o barro e criar peças que possam ocupar um lugar especial na vida de alguém”, revela a autora, licenciada em peritagem de arte e com uma especialização na mesma área, tirada em Londres.

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Esta primeira coleção, composta quer por peças decorativas quer por peças utilitárias, como pratos de servir ou de amuse-bouche, taças para manteiga ou azeite e diferentes jarras, está disponível no restaurante Tágide, fazendo parte da decoração e da própria dinâmica do restaurante. Lisas ou mais orgânicas – a fazer lembrar um coral marinho ou uma concha – ou com escamas em folha de ouro, todas as peças criadas por Suzana Barros de Brito são vidradas a alta temperatura, de forma a poderem ser usadas em contexto de cozinha/restaurante. “Os restaurantes são, cada vez mais, espaços de experiências e o detalhe da loiça faz toda a diferença”, defende. O processo de criação tem lugar n’ A Loja do Ceramista, em Oeiras, onde Suzana se reúne todas as segundas-feiras com outras ceramistas, com as quais também promove exposições coletivas, que têm sido um sucesso.

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