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Quase dois terços das mulheres já sofreu de body shaming

O mais recente estudo de Dove em Portugal aborda o tema do body shaming, definido como insultos ou comentários depreciativos ao corpo, com o objetivo de compreender a extensão da problemática e o seu impacto na autoestima e comportamentos das mulheres portuguesas. O estudo servirá de base à nova campanha da marca, que pretende fomentar uma mudança de comportamento e transformar o body shaming em Body Love.

“O propósito de Dove é garantir que todas as mulheres têm uma experiência de beleza positiva, por isso, temos vindo a estudar e abordar as questões que afetam a sua autoestima e as impedem de atingir o seu máximo potencial nas diferentes esferas da vida. O body shaming é uma delas, e apenas acabará se falarmos sobre o tema e sensibilizarmos as pessoas para o seu impacto negativo nos comportamentos e autoestima de quem sofre deste tipo de insultos ao corpo.”, afirma Sofia Bargiela, responsável da marca em Portugal.

Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses, o body shaming consiste numa forma de agressão que envolve criticar ou humilhar alguém através de comentários negativos e depreciativos acerca do corpo ou aparência física. Estas agressões podem ser feitas em público, em privado, por mensagem ou nas redes sociais, mas também podem ser autoinfligidas.

Segundo o mais recente estudo desenvolvido por Dove em Portugal, é então possível concluir que quase dois terços das mulheres portuguesas (64%) já sofreram ou sofrem de insultos ao seu corpo – seja presencialmente ou nas redes sociais. Os dados do inquérito revelam ainda que estes comentários negativos são feitos, sobretudo, pelas pessoas mais próximas das vítimas: amigos/conhecidos (76%) e familiares (56%).

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Infografia da Dove que representa em que contexto é que ocorre body shamig

De acordo com a psicóloga Filipa Jardim da Silva, os números são preocupantes e não deixam mentir:

“Muito embora as redes sociais se tenham tornado um espaço de auto-expressão e crítica diária, é muito curioso perceber que o campo onde o body shaming ganha vida é essencialmente entre amigos e no seio familiar, acabando a pressão instituída por esses núcleos sociais por exercer um enorme poder na autoestima das mulheres, privando-as de se sentirem bem no seu próprio corpo”, comenta.

De facto, 76% das mulheres afirmam que gostavam de se libertar dos julgamentos feitos ao seu corpo e 66% revelam que este tipo de comentários tem um impacto negativo na sua autoestima. Embora se sintam emocionalmente afetadas, as vítimas de body shaming praticam, em 34% dos casos, body shaming a outras mulheres, conclui o mesmo estudo.

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Infografia da Dove que representa o impacto que o body shaming tem no bem-estar das mulheres.

O peso é o motivo mais frequente de insulto às mulheres

Entre os insultos mais frequentes recebidos pelas mulheres, destacam-se os comentários negativos sobre o peso (82%), dimensão do peito (26%), o rosto (25%), a forma de vestir (23%), a altura (20%), o rabo (19%) e o cabelo (14%).  “Isto mostra-nos como qualquer característica do corpo feminino pode ser alvo de críticas, pelo que a mulher está sujeita a uma pressão social muito elevada que lhe impõe padrões de beleza irrealistas”, explica Filipa Jardim da Silva, acrescentando que o body shaming não é inconsequente, “no sentido em que gera comportamentos pouco saudáveis por parte das mulheres, que apenas contribuem para que se sintam menos confiantes”, acrescenta.

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Infografia da Dove que representa o que é alvo de insultos.

A pesquisa conduzida por Dove expõe alguns desses comportamentos mais frequentes: 67% das mulheres escondem o seu corpo; 58% recorrem a dietas; 47% alteram a sua rotina de cuidados de cosmética e 21% evitam mesmo sair de casa como resultado dos insultos que recebem ao seu aspeto físico.

A nova campanha, sob o mote “de body shaming a Body Love”, é mais uma iniciativa da Dove que reflete o propósito da marca que, em 2004, introduziu o conceito de beleza real no seu ADN:

Queremos que a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade, por isso, trabalhamos para desconstruir os estereótipos e redefinir a beleza. Se as pessoas souberem as consequências do body shaming para as mulheres, dificilmente perpetuarão esse comportamento.”, explica Sofia Bargiela

Com o objetivo de promover a autoestima das mulheres também através de gestos diários de autocuidado, esta campanha é acompanhada do lançamento de uma nova gama de hidratação do corpo: Dove Body Love. Os novos produtos são 3 vezes mais hidratantes, devido à sua fórmula superior com sérum restaurador de ceramidas.

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