[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Queimar calorias com prazer

2 de 2

Adeptas famosas

Uma curiosidade: o orgasmo feminino produz uma descarga elétrica no organismo de até 244 milivolts. Isto significa que, se cinco mulheres tivessem um orgasmo ao mesmo tempo, teríamos energia elétrica para acender uma pequena lâmpada. Talvez seja por isso que a Samantha de ‘O Sexo e a Cidade’ esteja sempre elétrica

A atriz Kim Cattrall, que a interpreta, já veio a público dizer que se socorre do sexo (também) para manter a forma. A ex-Spice Girl Mel B foi outra a declarar que o sexo a ajuda a fazer boa figura na balança.

Outro best-seller que defende esta teoria é o de Kerry McCloskey. Em ‘The Ultimate Sex Diet’ (amazon.com, €5,27), a autora narra as experiências que, alegadamente, a ajudaram a perder dez quilos. Kerry afirma que meia hora de sexo pode queimar entre 150 e 250 calorias, sendo que, dependendo da performance do casal, aquele número pode chegar até 350. “O simples ato de beijar durante uma hora pode eliminar 200 calorias”, garante. A autora lembra que “a atividade sexual pode diminuir o risco de ataques cardíacos e ajudar as pessoas a viver mais tempo” e que “o orgasmo estimula as células do sistema imunológico”.

De acordo com uma pesquisa realizada em Inglaterra e divulgada pelo jornal Daily Mail, muitas britânicas gostam de juntar o útil ao agradável e têm relações sexuais com o objetivo de queimar calorias, “mesmo que não lhes apeteça, ao fim de um longo e dia de trabalho”. Estas mulheres afirmaram que não têm tempo nem dinheiro para ir ao ginásio e que o sexo é uma forma barata de fazer exercício: 76% delas disseram que são mais propensas a incluir o sexo na sua ‘rotina noturna’ se pensarem que isso as ajuda a queimar calorias.

E sabia que correr aumenta a libido? Meia hora diária de jogging aumenta os índices de testosterona, que permanecem muito elevados durante aproximadamente uma hora. No caso das mulheres, verifica-se um aumento de estrogénio, a hormona primária feminina.

Estudo contraria a teoria

As adeptas de trabalhar o corpo na cama não vão gostar de uma das últimas investigações, cujos resultados foram divulgados em 2013 na revista ‘New England Journal of Medicine’. Realizada pela Universidade do Alabama (Estados Unidos), concluiu que uma sessão de sexo não elimina 300 calorias, mas apenas… 21. O líder do estudo, David B. Alisson, diretor do Centro de Pesquisa em Nutrição e Obesidade daquela universidade, descobriu que, em média, uma relação sexual dura apenas seis minutos; por isso, o valor calórico gasto é bastante baixo.

Polémicas à parte, é indiscutível que o sexo é um dos exercícios mais agradáveis e que um corpo saudável e em forma tem melhor desempenho sexual. Junte-lhe uma boa dose de criatividade e divertir-se-á muito mais. Quanto à queima de calorias, seja verdade ou mentira, não custa nada tentar.

Imagem de destaque: Dirty Pretty Things, PRShots.

2 de 2

Veja mais em Sexo

PUB