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Sabe como expor problemas de trabalho a quem toma decisões?

No regresso ao trabalho, que se avizinha para setembro, após o regresso de férias, e com tantos problemas que possam ter ficado pendentes de resolução, a Adecco divulgou cinco dicas para que possa conversar com o seu gestor direto sobre qualquer problema.

1. Certifique-se de que o problema é legítimo e está fora de seu controlo

Pare por um momento, respire e descanse. Agora, reflita sobre o assunto que o preocupa. É algo tão importante que afeta significativamente o seu trabalho ou o dos seus colegas? É um problema de curto ou longo prazo? Acha que a situação vai melhorar ou piorar? Geralmente não é bom permitir que as nossas emoções superem a lógica, especialmente no trabalho. Portanto, certifique-se de que usa todos os meios razoáveis que possam permitir resolver o problema, antes de levá-lo ao seu gestor.

2. Concentre-se cuidadosamente no tópico em questão

Pense no que vai dizer e como vai fazê-lo. Qual a estratégia que acredita que resulta melhor para ambos? O que o seu gestor prefere, um encontro de emergência no escritório ou uma reunião planeada com antecedência? Sente-se mais à vontade com conversas formais ou informais?

Encontre uma forma que deixe ambos confortáveis e agende a reunião, se necessário. Dependendo da natureza do problema, escolha um ângulo estratégico para abordar a situação. Por exemplo, se o seu gestor tende a concentrar-se nos resultados financeiros, concentre-se em como o problema afeta a receita (se for o caso). Ou, se for uma questão cultural/social, pode transmitir como a questão projeta uma “nuvem negra” sobre o ambiente do escritório.

3. Não se esqueça de que o seu gestor pode já ter passado por isso

Este não será o primeiro problema nem você será a primeira pessoa a falar com o seu gestor. Saber disso permitirá que entre na conversa com mais confiança e menos apreensão. Gestores, diretores e executivos são formados para lidar com todos os tipos de questões que os funcionários possam levantar, desde disputas interpessoais até o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, questões salariais e muito mais. Como lidam com cada situação pode depender da magnitude da reclamação, do momento, da experiência, da personalidade e de um conjunto de outras variáveis.

4. Reconheça os pontos positivos

Comece a conversa com uma nota positiva. Agradeça ao seu gestor pelo tempo e mencione os aspetos promissores do seu trabalho. Em segundo lugar, mencione que está a tentar melhorar outros aspetos num esforço para ser mais feliz e produtivo. Em seguida, faça uma transição diplomática para o seu problema, de forma concisa (lembre-se de que o seu gestor terá outros temas a tratar), explicando por que isto é importante. Pode ser ainda mais pró-ativo, fazendo sugestões que ajudarão a resolver o problema.

Depois de apresentar o seu caso, ouça com atenção e respeite a resposta, seja um simples “obrigado por me trazer o problema, vou pensar sobre isso” ou um complexo “ok, obrigado, agora vamos falar sobre isso com mais detalhes…”.

5. Seja natural e transparente a falar com o seu gestor

Não deixe que a situação o oprima. Não fique tão atordoado a ponto de perder a boa educação. Sim, todos nós temos as nossas próprias maneiras de lidar com situações stressantes, mas pense nisso como uma oportunidade de melhorar a sua carreira e impressionar o seu gestor. Se for honesto e não se afastar da sua personalidade, revelará ser mais genuíno e decidido, e o seu gestor vai valorizar.

Ninguém quer ter problemas no ambiente de trabalho, mas quando eles surgirem, esteja preparado para os resolver de modo profissional.

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