[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Saiba como gerir as suas Finanças com os aumentos da inflação e taxa de juro

Gerir as finanças lá de casa parece mais uma tarefa de difícil gestão, mas que com organização e planeamento se torna em algo mais fácil de tratar.

Cada vez mais somos inundados de notícias com as subidas dos preços, das taxas de juro e pensamos quando é que tudo isto vai passar.

Será que sabemos exatamente onde gastamos todo o nosso dinheiro? Quando digo todo é mesmo todo!

A primeira coisa a fazer para saber como gerir todas estas incertezas do mercado, é saber para onde vai o seu dinheiro e perceber se existe alguma despesa desnecessária que possa eliminar e sempre mas sempre, negociar tudo! Sim tudo! Sabe quanto gasta de comissão de gestão de contas? Está a pagar uma despesa, mas não tem a certeza qual é o valor? Então chegou a altura de analisar e se estiver a ter despesas elevadas procurar alternativas no mercado de contas sem custos, como por exemplo a conta UNIBANCO ou Activo Bank ou Moey.

Não fazer nada não é solução, ainda para mais se eu lhe disser que uma das grandes fatias representativas do nosso orçamento para além da alimentação, são despesas com bancos, desde comissões, juros, seguros, prestações, etc.

Podemos e devemos continuar a saber gerir bem as nossas despesas, porque estamos cada vez mais a pagar mais por menos em praticamente tudo o que consumimos.

É cada vez mais importante olharmos para, por exemplo, os débitos diretos e vermos se não estamos a pagar por serviços que não utilizamos e categorizamos as nossas despesas em variáveis, fixas e pontuais. Sabe os débitos diretos que tem na conta?

Está a pagar um ginásio, mas é raro lá ir? Então pense bem se faz sentido e opte por exemplo por fazer exercício ao ar livre. É sempre mais uma mensalidade que deixa de ter e que pode ajudar juntamente com outras despesas ao final do mês a tornar o orçamento mais desafogado.

Esta é altura de fazer contas a tudo e partilhar também as finanças em família para que juntos possam criar hábitos financeiros no presente para ter impacto no futuro que é já amanhã. É tão importante porque para além de vermos todas as semanas os preços dos bens essenciais, combustível, etc a subir, ainda temos que contar com a subida das taxas de juro podendo ser mais do que uma vez este ano, o que nos deve por a pensar por onde podemos e devemos começar a poupar.

Logo, faça pequenos gestos e analise as suas despesas já hoje para saber como pode se organizar financeiramente da melhor forma.

E já sabe, acompanhe tudo também através das redes sociais:

Veja mais em Carina Meireles

  • Ir às compras com as crianças

    Artigo de Opinião de Carina Meireles, Consultora Financeira. Ir às compras com as crianças não é tarefa fácil, mas pode ser...

    LuxWOMANJulho 1, 2022
  • A poupança das crianças

    Artigo de Opinião de Carina Meireles, Consultora Financeira. É cada vez mais importante incutir nos nossos filhos, hábitos de poupança desde...

    LuxWOMANAbril 1, 2022
  • Vamos ensinar os nossos filhos a poupar?

    Falar de dinheiro não é fácil. Falar de dinheiro com crianças, é, ainda, mais difícil. Se envolvermos os nossos filhos em...

    Leonor Antolin TeixeiraJulho 7, 2021
  • Falar sobre finanças

    “Gostaria de partilhar o lançamento do meu website. Este é um projeto que reflete o meu percurso na área financeira nos...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 22, 2021

PUB