[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ser Pai: Muito Além da Perfeição

Ser pai. Duas palavras que, quando combinadas, representam um conjunto de responsabilidades, emoções e muitas incertezas. Ser pai nunca foi uma tarefa fácil, mas hoje é quase um exercício de resistência…

Vivemos numa sociedade acelerada, onde os dias passam num piscar de olhos e os filhos crescem, enquanto respondemos a e-mails, participamos em reuniões por videochamada e tentamos (em vão) encontrar algum tempo para respirar. A paternidade de hoje exige presença, paciência e um talento – quase sobrenatural – para equilibrar as exigências do trabalho, da família e da vida pessoal. Ser pai, hoje, é viver sobre o olhar atento de um filtro social, impulsionado pelas redes sociais e por uma imagem do “pai perfeito” que cria padrões, muitas vezes, difíceis de alcançar. Essa procura pela perfeição, num cenário que expõe cada passo da vida familiar, pode ser esmagadora. A sociedade ensinou os homens a serem fortes e inabaláveis. Por muito tempo, ser pai significava ser a pessoa responsável por sustentar a família, mas que, raramente, falava sobre sentimentos ou demonstrava fragilidades. No entanto, os tempos mudaram e, hoje, a paternidade exige algo que, muitos, não aprenderam em criança: conexão emocional. Querem ser o modelo de pais mais presentes, que participam nos trabalhos da escola, das consultas médicas e das conversas difíceis sobre a vida. O problema é que isso exige algo fundamental: sentirem-se bem consigo próprios, o que nem sempre acontece.

Ninguém ensina um homem a ser pai. Aprende-se com as vivências, no meio de noites mal dormidas, birras e perguntas inesperadas que fazem, muitas vezes, engolir em seco. Porém, o que raramente se discute é o peso invisível da preocupação constante em ser um bom exemplo, aliado ao medo de falhar e à exaustão de tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo…

Screenshot 2025-02-24 at 09-51-15 Matéria Completa para os artigos da revista.png (imagem PNG 1587 × 2245 pixeis) - Redimensionado (33%)

Veja mais em Sociedade

PUB