[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

…. Sílvia Silva, autora do blog ‘Raparigas Como Nós’

2 de 2

Blogs

Há uns bons anos, para mim, escrever meia dúzia de linhas sobre blogs de que gosto era canja. Hoje, já não é. Não porque tenha deixado de os ler, mas porque já vi demasiada coisa. No entanto, há por aí gente a criar todos os dias conteúdos que batem recordes de qualidade e de criatividade, como é o caso dos textos do The Ressabiator, as fotografias da Xiomara Marques, as opiniões do Trashédia, os textos sobre a paternidade do Pés no Sofá, o Menina Rapaz, da Joana Cabral, que já parou há muitos meses mas foi para mim uma das melhores inspirações diárias em termos de conteúdos e diversidade, o XuXudidi et Plus Encore, que tem as fotografias mais bonitas de toda a blogosfera, o Tapas na Língua, pela simplicidade e pelo calor humano que transmite, o Boop, pelo estilo inconfundível da sua autora e das ruas do Porto. Podia continuar com uma lista interminável, ainda mais se considerarmos o mundo todo para visitar, mas, para já, fico-me por estas sugestões, que acho que primam pela qualidade.

Café no Guarany

Sou uma fã irremediável do Porto. Ou agora toda a gente o é? A verdade é que o Porto está a renascer das cinzas, numa recuperação de pessoas e lugares digna de se ver. O Porto de que eu mais gosto já por lá andava há muito tempo, mesmo quando as ruas estavam desertas e as casas a cair. Tomar café no Guarany é uma paragem no tempo. Está-se na rua com pressa para isto e aquilo, rua acima, rua abaixo, mas quando se entra nele tudo para, o tempo, a rua, o barulho. Ficam aqueles sofás de pele, as cadeiras pequenas, a chávena personalizada, o chocolate no pires e um bom café, que, no fundo, é o que interessa. Sai-se e volta tudo a estar como estava, mas ali dentro o tempo parou. Não é isso que é suposto fazerem todas as pausas para café? É.

Coração Alecrim

É uma loja do Porto, na Travessa da Cedofeita, de tudo o que é velho, reciclado, criado, plantado, vivido e pensado. Cada pormenor foi cuidadosamente tratado para que o visitante o possa apreciar no seu melhor. Não interessa se a peça é velha, de um novo artista, uma revista, um livro ou uma planta: o carinho com que cada uma foi tratada e o cuidado com que é apresentada faz a experiência das compras ser significativamente melhor.

Francesinhas

Não há restaurante gourmet ou moda dos hambúrgueres que bata uma boa francesinha num café típico do Porto. No entanto, há alguns pressupostos que devem ser cumpridos: estar com muita fome, gostar de finos e chamá-los como tal, comer num café em que o empregado nos vai tratar por ‘menina’ e que sempre que se refira a comida vai usar um diminutivo, fazê-lo na companhia de amigos com boa e longa conversa.

Cortebel

Comecei recentemente a colaborar com esta marca de botas e sapatilhas que se fazem em Portugal, mais especificamente na Praia de Cortegaça, desde 1965. A história da empresa, as cores e os formatos do seu calçado deixaram-me rendida ao primeiro olhar. Há um espólio enorme de calçado antigo que esteve esquecido num armazém durante décadas, e agora uma enorme vontade de reavivar a marca e os modelos que a fizeram. Acho que vale a pena estar atento!

Poesia: Matilde Campilho

Se, por vezes, há pessoas que nos afastam das palavras, pela forma elitista e distante como as dispõem ao leitor, há outras que as trazem para as nossas vidas como se sempre lá tivessem estado. Quando ouço ou leio alguém que em apenas uns segundos me transporta para outra realidade, tenho a certeza de que é um autor a revisitar. A Matilde Campilho é, sem dúvida, um desses casos.

Swedish Hasbeens

São as famosas clogs, diretamente da Suécia, em cores e formatos tão incríveis que podemos ficar horas a admirar a sua montra online e a fazer contas à carteira. Sou a feliz proprietária de umas amarelas que me fazem sentir especialmente feminina e colorida.

2 de 2

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Catarina Mira, atriz e autora do blog “Mira-me”

    Comecei a minha carreira como atriz e apresentadora ainda na adolescência. Com os meus tenros 21 anos de idade emigrei para...

    Patricia Toste de SousaNovembro 27, 2019
  • As escolhas de Rita Teixeira, do atelier Tento na Tinta

    “Gosto do lado bom da vida, do simples, aquele que me traz pessoas boas, as que me contam boas histórias, que...

    Patricia Toste de SousaSetembro 12, 2019
  • Mariana, a Miserável

    Fique a conhecer as escolhas da ilustradora.

    Carolina de AlmeidaMaio 7, 2017
  • Joana Vaz

    Conheça as escolhas da autora do blog Joanavaz.pt.

    Rita AleixoAbril 23, 2017
  • Maria Imaginário

    Descubra as escolhas da artista portuguesa.

    Rita AleixoAbril 16, 2017
  • Mariana Gemelgo

    Conheça a autora do blog ‘Fashions Inspires You’ e as suas escolhas.

    Rita AleixoAbril 9, 2017
  • Paula Perfeito

    Descubra as escolhas da autora do blog ‘Entre|Vistas’.

    Rita AleixoAbril 2, 2017
  • Rui Drumond

    Quais são as escolhas do cantor e autor português? Descubra-as aqui.

    Carolina de AlmeidaMarço 26, 2017
  • Helena Canhoto

    Descubra as escolhas da atriz e autora do blog ‘Miliuma’.

    Rita AleixoMarço 19, 2017

PUB