[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

“Sou Quarteira” apresenta “Ela por Ela”com um cartaz composto só por mulheres

O movimento “Sou Quarteira” acaba de anunciar uma edição especial, que acontece já no dia 1 de outubro, no Bairro da Abelheira em Quarteira, e que apresenta um cartaz composto exclusivamente por artistas mulheres, sob o mote “Ela por Ela”. 

Esta edição, totalmente gratuita, conta com concertos de Nenny, Kady que convida Nayela, Soluna e Éllàh, das Batukadeiras que convidam as artistas locais Isa de Brito e Alícia Rosa e da DJ San Farafina, sensibilizando para uma maior representatividade e presença de artistas femininas nos grandes cartazes de Festivais, não só nacionais como Europeus. Outra das novidades é o facto do evento tomar conta do Bairro da Abelheira no âmbito dos 30 anos do Programa Especial de Realojamento, com o intuito de envolver toda a comunidade e as associações locais, numa experiência única e imersível.

Se a música contemporânea mais ouvida é imaginada, escrita e produzida em bairros sociais… Porque é raramente celebrada no local da sua génese? Em 2022 “Ela por Ela” será levado ao Bairro da Abelheira, com o objetivo de desenvolver e apresentar propostas de entretenimento solidário e redefinir formas de crescimento no contexto de um bairro multifacetado e multicultural. Vamos levar Quarteira ao Mundo e trazer Quarteira ao Mundo. E vamos dar todo o destaque a Mulheres que inspiram e celebram o estatuto igualitário do papel da Mulher na sociedade, dando novas oportunidades para as futuras gerações femininas da cidade“, sublinha o Movimento Sou Quarteira.

Para além da música, a programação contará ainda com uma área dedicada ao empoderamento feminino, com o “Programa de liderança Feminina”, direcionado às futuras gerações de Quarteira, através de um workshop feito em colaboração com a associação Girls For Girls Portugal. O programa visa oferecer através de diferentes sessões um programa de impacto social direcionado a raparigas e jovens mulheres locais. Juntos, e reunindo experiências de líderes femininas e mentoras, a organização propõe-se a ajudar as futuras líderes de Quarteira a fortalecer a sua confiança e a amplificar a sua voz.

Um evento que vai envolver num único dia toda a comunidade local, esta é a garantia do Movimento “Sou Quarteira”, criado por Naomi Guerreiro, Inês Oliveira, Dino D’Santiago e Miguel Jacinto. Esta edição, para além de celebrar a Quarteira num dos seus bairros mais genuínos, com as suas gentes e todos os seus visitantes, pretende também alertar e sensibilizar para o paradigma cultural que se vive nos dias de hoje, combatendo a falta de espaço dado às artistas femininas. 

O movimento já deu e continua a dar voz a vários projetos: o Festival Sou Quarteira, a exposição e livro “Heróis”, o documentário #Sou365Dias, o Mural e um álbum “À Moda Quarteirense”. Este movimento apoiado pela Câmara Municipal de Loulé, que é fundamental para a viabilização do mesmo, acredita na emancipação da arte como ferramenta sociocultural desde o início.

Veja mais em Lifestyle

PUB