[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Superstições de Ano Novo

2013 está a chegar ao fim e, por isso, está na altura de preparar os rituais de passagem de ano. Nunca se sabe o que nos espera e nada melhor do que prevenir e garantir de que entra com o pé direito no novo ano (literalmente)!

Conheça as superstições mais praticadas em Portugal e veja ainda alguns costumes no resto do mundo. Inspire-se e prepare-se para entrar em 2014 da melhor forma possível!

Em Portugal:

1 – Comer 12 passas: Ao som das primeiras doze badaladas, deve comer 12 passas e pedir um desejo correspondente a cada passa (simbolizam os 12 meses do ano). Se for efetuado da forma correta, os desejos deverão realizar-se.

2 – Saltar de cima de uma cadeira para o chão com o pé direito: Não se sabe bem qual a origem desta superstição, mas não é difícil percebê-la. Saltar da cadeira simboliza a passagem de um ano para o outro. Deverá fazê-lo com o pé direito de forma a entrar (literalmente) com o pé direito, que significa boa sorte, no ano novo.

3 – Dinheiro na mão: Entrar com dinheiro na mão em 2014 fará com que este não falte no resto do ano. É também aconselhável não passar o réveillon de bolsos vazios, para não prolongar a falta de dinheiro pelos restantes 365 dias!

4 – Roupa interior: Uns defendem as cuecas azuis, outros, as cuecas vermelhas. Certo é que a peça tem de ser nova. Cada cor tem a sua própria superstição e conforme aquilo que procura para 2014 deverá escolher a que melhor vai ao encontro das suas necessidades. Azul significa boa sorte, e amarelo ajuda a resolver os problemas económicos. Para paixão e sorte no amor, então deverá optar pela cueca vermelha. Para os que procuram paz, o incontornável branco, e o verde, claro, para a saúde.

5 – Brindar com álcool: O champanhe ou o espumante é a escolha de eleição para a noite de 31 de dezembro. Brindar com água dá azar, por isso jogue pelo seguro!

6 – Fazer muito barulho: Esta tradição consiste em bater tampas de panelas e tachos à janela para afugentar tudo o que de mau houve no ano que passou. É um ato purificador para afastar os perigos e os maus presságios.

7 – Mergulhar no mar: Os mais corajosos gostam de entrar no ano novo com um banho bem gelado! É visto como um teste à resistência, um ritual de passagem que implica esforço. Revigora as energias e dá saúde para todo o ano.

No mundo:

Espanha: Na noite de Ano Novo, os espanhóis comem 12 uvas, que simbolizam 12 meses de boa sorte!

Finlândia: Os finlandeses costumam derreter um pedaço de estanho e depois atiram-no para a água gelada para solidificar. O objetivo é interpretar as figuras que ficaram desenhadas durante a solidificação para tentar adivinhar eventos futuros.

Canadá: No dia 1 de janeiro, os canadienses mergulham nas águas geladas em troca de promessas de amigos ou familiares. Está a tentar parar de fumar ou começar uma dieta no novo ano? Esta pode ser a forma de conseguir fazê-lo!

Venezuela: À meia-noite, os venezuelanos tiram as malas do armário e dão uma volta pela rua carregando as bagagens vazias. Porquê? Para garantir muitas viagens no futuro!

Imagem de destaque Missguided, PRShots

Veja mais em Lifestyle

PUB