[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

8 jogos para a família

Está frio lá fora e, além disso, o Natal é tempo de reunir a família. Nada de ficar a ver televisão! Há jogos bem divertidos, que vão empolgar todos, dos 8 aos 80.

Fábrica de histórias

Este jogo contribui para o desenvolvimento da criatividade e da coerência da construção de um texto. O objetivo é a família criar uma história em conjunto. Uma pessoa diz a primeira frase, a seguinte tem de construir outra frase que dê continuação à primeira, e assim sucessivamente.

Ex.: Primeiro familiar – ‘O Rui decidiu que nesse ano ia de férias para o estrangeiro’. Segundo familiar – ‘Escolheu o México como destino e foi logo à Internet pesquisar’. Terceiro familiar – ‘Decidiu em que hotel ia ficar’. Etc., etc., etc…

Zap

Tem o objetivo de ajudar as crianças a memorizarem a ‘tabuada’. Requer a participação de entre duas e sete crianças e um adulto, ou adolescente, com relativos conhecimentos de matemática, que fará de árbitro. As crianças sentam-se numa roda, de modo a que fique clara a ordem de participação de cada uma delas.

Assim sendo, se houver três crianças, todas devem saber a sua posição: criança 1, criança 2 e criança 3. Cada uma dirá em voz alta um número ou a palavra mágica ‘Zap’. Escolhe-se um número para ‘zap’ de cada ronda do jogo, por exemplo o n.º 3. Se este for o número ‘zap’ todos os números que sejam múltiplos de 3, ou cujo último algarismo seja 3, não devem ser ditos em voz alta, tomando a palavra ‘zap’ o seu lugar.

Assim os números 6, 9, 12, 13, 15, 18, 21, 23, 24, 27, 30, 33, etc. devem ser substituídos pela palavra ‘zap’. A criança n.º 1 inicia a contagem dizendo ‘um’ em voz alta. A criança n.º 2 dirá então ‘dois’, mas a terceira não deve dizer ‘três’, mas sim a palavra ‘zap’. Caso alguma se engane recomeça-se a partir do ‘um’.

Depois da palavra ‘zap’, que substitui o ‘três’, a criança que se segue deve dizer ‘quatro’, a criança seguinte ‘cinco’; a seguinte ‘zap’, pois 6 é múltiplo de 3, depois ‘sete’; ‘oito’; ‘zap’ em vez de ‘nove’, depois ‘dez’, ‘onze’; ‘zap’, em vez de ‘doze’; ‘zap’ novamente, ao invés de ‘treze’, pois 13 termina com 3, que é o ‘zap’ e assim sucessivamente.

Cada criança eliminada deve deixar a roda. Quando sobrar apenas uma criança, essa será a vencedora da ronda e ganha um ponto. Sucedem-se entre 5 e 10 rondas, ganhando quem acumular mais pontos. Os melhores números para ‘zap’, além do 3, são o 7 e o 9.

Monopólio

Quem é que nunca o jogou? O clássico e velhinho Monopólio é o jogo de mesa mais famoso do mundo e existe desde 1935. Consiste em comprar e vender propriedades.

Inclui um tabuleiro, 11 piões, cartões de título de propriedade, dinheiro a fingir, cartas da sorte, cartas da caixa de comunidade, 32 casas, 12 hotéis, e dois dados. Todos os jogadores começam nas mesmas condições, com o mesmo capital, mas só um conseguirá o monopólio.

Hoje em dia existe também uma versão mais moderna, o Monopoly Revolution, com tabuleiro redondo, música e cofre (acabaram-se os roubos de notas da caixa) e, para os mais novos, o colorido e mais simples Monopoly Junior Party.

Risk

É outro jogo famoso. Sempre foi conhecido em Portugal como ‘Risco’, mas agora responde pelo seu nome inglês, e é comercializado pela Hasbro. Lidere as suas tropas e conquiste o mundo.

Estabeleça uma estratégia e parta à conquista de países e continentes, mas não se esqueça de que terá de enfrentar temíveis adversários que também fizeram planos para vencer. Pode ser jogado por entre dois e cinco jogadores.

Quinto Império

É um jogo de conhecimento e estratégia que pretende levar miúdos, maiores de 11 anos, e graúdos por uma aventura inesquecível pela História de Portugal. Excelente para jogar em família ou com um grupo de amigos, é muito divertido e educativo.

O melhor é ser sobre Portugal e totalmente feito em Portugal, e ainda oferece 75 entradas em monumentos e museus. Durante o jogo, não basta determinação, é preciso conhecimento e estratégia para vencer o adversário. Escolha a sua personagem e descubra o nosso país.

Planeie viagens e comercialize mercadorias para adquirir monumentos nacionais. Responda às 600 perguntas e arrisque nas casas de sorte e azar para descobrir os 40 acontecimentos e curiosidades da nossa História e da nossa cultura.

Wii Party

A maioria dos jogos de vídeo implica que a atenção dos jogadores esteja focada num ecrã, o que pode levar ao isolamento. Não é o caso da Wii Party, da Nintendo, que com 13 diferentes modos de jogo, pode ser jogado em família, independentemente da idade dos participantes.

Sing Star Dance

Quatro jogadores podem cantar e dançar com dois microfones e um ou dois comandos de movimento PlayStation Move. O objetivo é seguir o dançarino no ecrã. Quanto melhores forem os seus passos, melhor será a sua pontuação.

Utilize o comando de movimento para abrilhantar os seus passos de dança com efeitos especiais divertidos. Com a variante Sing Star Guitar, agarre na guitarra e no microfone e encarne as maiores lendas do rock. Oferece a possibilidade de ligar duas guitarras e dois microfones, o que faz com que quatro jogadores possam transformar-se numa verdadeira banda.

Jogos de tabuleiro

Utilizam superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras de cada jogo específico e normalmente são jogados por duas pessoas, mas alguns podem incluir até seis jogadores, como as damas chinesas.

Estes jogos, além de divertirem, desenvolvem a memória e o raciocínio lógico e abstrato. Vá procurar o seu tabuleiro de xadrez, de gamas ou de gamão, limpe-lhe o pó, recorde as regras e ensine-as aos seus filhos.

Imagem de destaque Girandola

Veja mais em Lifestyle

PUB