Depois do Alma, em Santos, e do Cais da Pedra, em Santa Apolónia, o chef Henrique Sá Pessoa inaugurou um terceiro restaurante em Lisboa, mais precisamente, no Príncipe Real. Chama-se Tapisco e, como o nome indica, junta as tapas aos petiscos.
Sob a filosofia de que a mesa é um lugar de partilha, no novo espaço do chef português os vermutes unem-se aos petiscos tracionais portugueses e às tapas espanholas, que chegam à mesa para serem divididos. Repleta de sabores familiares, recriados pela mão de Henrique Sá Pessoa, a carta oferece uma ampla variedade de escolhas, que têm tanto de deliciosas, como de simples.
“Por vezes, a necessidade de fazer diferente é muito forte, as pessoas querem pôr o mundo todo no prato e nem sempre corre bem”, afirma em comunicado Rui Sanches, CEO do grupo Multifood, que, com Henrique Sá Pessoa, detém já o Cais na Pedra e o Alma, com uma estrela Michelin.
No Tapisco, o conceito é outro: “uma cozinha honesta e despretensiosa, com comida para partilhar, descontraidamente”, acrescenta Rui Sanches. “É o restaurante onde eu gostaria de ir comer”, revela Henrique Sá Pessoa.
Instalado no número 81 da Rua D. Pedro V, em Lisboa, o espaço apresenta logo à entrada uma parede de mosaicos pintados pela ilustradora Ana Gil, numa imagem com um leque espanhol, um Santo António de talheres em riste, entre outros elementos. Não há dúvidas: Portugal e Espanha esperam-nos à mesa.
Com 32 lugares, dez dos quais ao balcão, o Tapisco apresenta ainda detalhes como paredes em mármore ou candeeiros em cobre sobre as mesas. Fruto da intervenção do arquiteto Tiago Silva Dias, o novo espaço lisboeta oferece um ambiente confortável e acolhedor.
O cardápio está repartido em diversas secções – Tapiscos, Ovos, Brasas, Tachinhos e Sobremesas, que unem pratos portugueses e espanhóis. “Tanto Henrique como Joana têm ligações profundas a Espanha, mais precisamente a Barcelona.”, lê-se em comunicado.
Os ingredientes provêm de pequenos produtores artesanais portugueses e espanhóis, os legumes são biológicos e nacionais e o atum, por exemplo, chega fresco todos os dias, diretamente dos Açores.
Quanto aos vinhos, estão disponíveis mais de 65 referências, tanto de Portugal como de Espanha. Entre tintos, espumantes, cavas e brancosc, a carta é variada e surge como o acompanhamento perfeito das iguarias propostas. Mas o destaque vai para os vermutes, tintos, rojos e brancos.
<\/p><\/blockquote> Detalhes:
Tapisco
Rua D. Pedro V, 81, Lisboa
Aberto de 2ª a domingo, das 12h às 00h