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Topázio celebra 140 anos

A Topázio comemora 140 anos e, para festejar, está a preparar uma série de surpresas. Mas enquanto as comemorações permanecem no segredo dos deuses, partilhamos consigo um pouco da sua história para que fique a conhecer melhor a marca de joias portuguesa.

Foi em 1874 que a cidade do Porto viu nascer a Ferreira Marques e Irmão, empresa-mãe da Topázio. Há 140 anos, Manuel José Ferreira Marques começava a trabalhar o ouro e dava início à longa história da casa de joias.

Nos anos 20, começaram a ser trabalhadas as primeiras peças de prata e só uma década mais tarde o mercado teve acesso às primeiras peças exclusivas. Era o nascimento oficial da Topázio, em 1934.

A marca surge como uma forma de modernizar a empresa, após a morte de Manuel José Ferreira Marques, em 1930. Apesar disso, a postura e os valores defendidos pelo fundador mantêm-se vivos e ainda hoje são reconhecidos.

Foram apresentados novos desenhos e os processos de produção evoluíram. As filigranas ganharam destaque e empurraram a marca de joias para a fama.

A Topázio era já reconhecida a nível nacional, mas nos anos 60 começa a caminhar por trilhos internacionais. A participação na Feira de Hannover, na Alemanha, permitiu que a marca se assumisse como verdadeiro crafstman da prata a nível mundial.

A nova fase começou com a prata a atingir valores extremos enquanto matéria-prima, na década de 70. Aproveitando os conhecimentos adquiridos com quase um século de produção de joias, a Topázio oferece uma alternativa mais económica e começa a produzir em banho de prata, destacando-se no mercado.

Silver stories: os produtos

Aliando o antigo savoir-faire passado de geração em geração à atenção ao detalhe, a Topázio é conhecida por criar peças intemporais. Com um recorte fino e preciso, as joias Topázio combinam materiais como cristal, vidro, cerâmica e metais prateados.

A linha de acessórios nasceu na génese da marca, pela mão do fundador. Atualmente, a Topázio conta com uma diversidade de acessórios em prata, renovadas a cada ano ou em edições reeditadas, respondendo às tendências da moda.

As escravas são algumas das peças de eleição. O modelo ‘Quatro Estações’, existente em diferentes versões, são das mais procuradas, ilustrando as estações do ano, com motivos naturais.

Na coleção de acessórios incluem-se as escravas, anéis, fios, pendentes, porta-chaves, botões de punho, entre outras peças.

Para além das joias, a Topázio dedica-se também à Art de La Table e aos objetos de decoração.

Tradicionais e icónicos como o Caninhas ou em modelos mais modernos, os faqueiros são umas das suas imagens de marca. Conta ainda com serviços de chá e café, canecas e decanters, argolas e suportes de guardanapos, saleiros e pimenteiros, flutes e taças, baldes de gelados, frascos, entre outros. Algumas das máquinas usadas para prensar mantém-se desde a década de 60!

A equipa criativa da Topázio é liderada por Toni Grilo. O designer franco-português vive em Lisboa e diz que foi em Portugal que descobriu “uma prática com alma e mais intuitiva do design”.

Ao longo dos anos, a insígnia portuguesa lançou coleções especiais e edições exclusivas. Para isso tem contado com o apoio de vários designers, decoradores e artistas de renome, como Cristina Santos Silva, Teresa Viotti e Bebé Moreira.

Hoje, é líder nos fabricantes europeus de produtos premium de prata e possui uma das maiores fábricas de transformação de prata da Europa.

Imagem de destaque: Uma das coleções de faqueiros à venda na loja da Topázio, em Lisboa.

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