[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Um photobooth contra a violência doméstica

Em Berlim, há uma cabine fotográfica especial. Além de captar fotografias, passa uma mensagem muito poderosa.

A Terre des Femmes, uma organização não-governamental (ONG) de Berlim, que luta pelos direitos das mulheres, acaba de lançar uma ação usando as célebres cabines fotográficas da cidade. O intuito? Chamar a atenção para os números “chocantes” de vítimas de violência doméstica na Alemanha.

De acordo com estatísticas divulgadas em comunicado, 1 em 4 mulheres na Alemanha é vítima de violência doméstica, pelo menos uma vez na vida.

Contudo, “porque as estatísticas ‘per se’ têm pouco impacto nas pessoas e parecem sempre remeter para uma realidade que só acontece aos outros”, lê-se em comunicado, a ONG criou, em parceria com dois criativos portugueses da agência DDB Berlin, Pedro Lourenço e José Filipe Gomes, e com a Polyxo Studios, uma cabine fotográfica especial, que mostra que esta problemática está mais próxima do que se pensa.

Através de um software de reconhecimento facial, a cabine identifica quando uma mulher estás prestes a tirar uma fotografia e aplica nódoas negras numa das quatro imagens, ilustrando, deste modo, os dados estatísticos referidos anteriormente.

“A violência doméstica é um grande problema na Alemanha, afetando 1 em 4 mulheres, pelo menos uma vez na vida. Infelizmente, esta é uma realidade que pouca gente conhece, ainda que possa estar a acontecer a alguém no nosso círculo de amigos, colegas ou familiares”, explica Christa Stolle, diretora da Terre des Femmes.

No caso de Portugal, e de acordo com o Relatório Anual da Segurança Interna, só em 2016, 32 mil mulheres foram vítimas deste tipo de violência.

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, estima-se que 1 em 3 mulheres em todo o mundo é vítima de violência doméstica, e que quase metade dos casos de homicídio em que as vitimas são do sexo feminino, foram perpetrados pelos familiares ou parceiros. Já a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, refere que, todos os dias, 14 mulheres são vítimas de crime.

Veja mais em SOCIEDADE

PUB