[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vai construir ou remodelar a sua casa? Esta especialista diz-lhe por onde começar

Nos dias que correm, com o aumento de materiais e de mão de obra, poupar tornou-se imperativo mas, por vezes, o barato sai caro e na construção e remodelação de uma casa pode até ser catastrófico!

Cada vez mais, ouvem-se queixas sobre o pouco profissionalismo de alguns construtores e empreiteiros que deixam obras a meio, reclamações sobre atrasos nos prazos de entrega, orçamentos que derrapam constantemente e a dor de cabeça que é acompanhar uma obra. E na tentativa de poupar, poucos são os que entregam o trabalho a quem realmente sabe fazê-lo.

Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores, revela que ao contrário do que se pensa, contratar profissionais sai mais barato do que tentar fazer um trabalho que não domina e que requer atenção extrema”.  Na maioria das vezes, por desconhecimento, “não se faz um planeamento e não se segue a ordem dos trabalhos de forma correta, o que pode trazer mais imprevistos e alterações, muitas vezes desnecessárias, acabando no final por se perder mais tempo e dinheiro”, acrescenta.

Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores

Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores

Se quer remodelar ou construir a sua casa, a Arquiteta de Interiores diz-lhe por onde deve começar e o que deve ter em conta:

Escolha um atelier que garanta uma equipa completa

Primeiro, o ideal será escolher um atelier que garanta uma equipa completa, que assegure arquitetura, engenharia, arquitetura de interiores, design de interiores/decoração e, muito importante, um empreiteiro de confiança. Todas estas áreas de trabalhos têm de ser feitas em simultâneo porque estão interligadas. 

No entanto, se tiver preferência por arquitetos e designers de interiores de ateliers diferentes e/ou mesmo empreiteiros, não há problema, desde que trabalhem todos em conjunto para que o resultado final seja o pretendido. Pode escolher a equipa em quem mais confia ou com quem sente mais confiança, mas faça a ponte entre todos.

Para escolher o profissional que melhor se adapta a si é preciso perceber o trabalho de cada um, o seu estilo, forma de trabalhar, como soluciona problemas que possam surgir porque, por muito que esteja tudo pensado, existem sempre surpresas e imprevistos no caminho e, não menos importante, alguém com quem se identifique e que se consiga relacionar porque será, por vezes, uma relação a longo prazo.

O arquiteto e o arquiteto de interiores/designer de interiores

Escolha o arquiteto e o arquiteto de interiores/designer de interiores em simultâneo para que ambos desenvolvam o projeto em conjunto de acordo com a sua vertente.

Esta primeira fase do projeto é para definir o espaço em si, o projeto arquitetónico ou de arquitetura de interiores. No caso das remodelações, definir o layout, sanitários, torneiras, materiais e revestimentos a serem usados. É nesta primeira fase que se define o conceito para o espaço e tudo se desenvolve a partir daí.

Passe o projeto com tudo definido para os engenheiros

Por fim, passe o projeto com tudo definido para os engenheiros, caso seja necessário. Aqui iniciam-se os projetos de especialidades, estruturas, eletricidade, gás, águas e esgotos que são feitos por um engenheiro, quando se trata de construção de raiz e projetos para entregar na câmara.

Se for uma simples remodelação em que só são feitas melhorias nos espaços, como alterações de pavimento, revestimentos, cozinhas e casas de banho, desde que não se mexam nas paredes e vãos existentes, não é necessário colocar projeto na câmara, basta informar que se vai proceder a obras de melhorias. 

A decoração

Em paralelo com estas duas etapas, está a ser definida toda a decoração de acordo com o conceito definido. Todo o mobiliário a adquirir, os tecidos que vão ficar nos estofos e nas cortinas, iluminação, tapetes e tudo o que é necessário para a decoração e harmonia do espaço.

Só depois de tudo estar definido é que se avança com a obra.

Veja mais em Lifestyle

PUB