Estamos de volta com mais uma Agenda Cultural! Se ainda não tem planos para o fim de semana, pegue na caneta e aponte as nossas sugestões para os dias 12, 13 e 14 de abril.
ERRO 403: Teatro que reflete sobre política, conflito e humanidade
ERRO 403 é a mais recente criação da Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva, da autoria de Nicolai Khalezin, que retrata um período de manifestações na Bielorrússia em 2020 e a repressão das mesmas, com encenação de Susana C. Gaspar. Nesta produção inédita em Portugal, o Chão de Oliva, com autorização dos cofundadores do Belarus Free Theatre, propõe uma criação sobre as tensões políticas vividas naquela região, através das personagens do texto deste autor, conhecido pelo seu teatro político. Sob a direção de Susana C. Gaspar, o elenco é composto por André Pardal, Beatriz Oliveira, Catarina Rôlo Salgueiro, Hugo Sequeira, Patrícia Susana Cairrão (RUGAS) e Rogério Jacques.
A peça de teatro estreia hoje, dia 11 de abril, na Casa de Teatro de Sintra, e estará em cena até 28 de abril. As apresentações terão lugar às quintas, sextas e sábados às 21h30, e aos domingos às 16h.
Os bilhetes têm um custo geral de €7,50 e de €5 (grupos com mais de 5 pessoas; jovens até aos 25 anos; maiores de 65 anos; profissionais e estudantes de Artes Performativas). Estes podem ser adquiridos na TicketLine ou diretamente na bilheteira da Casa de Teatro de Sintra.
Ainda não viu “Anne Frank – O Musical” ? Esta sexta pode fazê-lo
Depois da estreia apoteótica no Coliseu do Porto, há mês e meio, “Anne Frank – O Musical” está de regresso aos palcos, numa altura em que as comemorações dos 50 anos do 25 de abril cobrirão o País de lés a lés.
O Grande Auditório do Altice Forum Braga é a primeira paragem da peça de teatro da Plateia d’Emoções, que no dia 12 de abril (21h30) irá levar os espectadores a uma viagem pelo diário da jovem de origem judaica vítima do Holocausto.
Visite a exposição “Liberdade, Amor e Poesia”
No ano em que se celebra o centenário da publicação do primeiro manifesto do Surrealismo e os 50 anos do 25 de Abril, Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura inaugura a exposição “Liberdade, Amor e Poesia” no dia 13 de abril, às 16h00, no Museu da Cidade de Aveiro.
Os maiores nomes do Surrealismo, como Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, André Breton, Isabel Meyrelles e Fernando Lemos, estarão representados nesta mostra inédita. São dezenas de obras em suporte de desenho, fotografia, escultura e pintura, que vão desde os anos 30 do século XX até à atualidade.
Leve os miúdos aos Dominguinhos
No dia 14 de abril, os “Dominguinhos” do MAR Shopping Matosinhos convidam os mais pequenos para um atelier de educação ambiental, no qual o objetivo será aplicar as regras básicas de tratamento de plantas e despertar a curiosidade para a importância do meio ambiente. Nesta atividade, as crianças vão poder construir uma sementeira de relva e observar o seu crescimento em casa. A ideia é reutilizar copos de papel e, com canetas e autocolantes, decorar o corpo do Sr. Relvinhas, colocando terra e sementes.
O atelier é gratuito e acontece, entre as 11h00 e as 12h30, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos, Piso 0.
Veja como se faz o maior Bolo de Mel
No domingo, dia 14 de abril, a partir das 14h30, Ponte da Barca convida todos os amantes da doçaria tradicional a participar na apresentação do maior bolo de mel de Portugal. As pastelarias Doce Lima e Liz assumem a responsabilidade de dar vida a este verdadeiro festim para os paladares, criando uma iguaria que se espera ultrapassar os impressionantes 210 metros alcançados no ano anterior. O local escolhido para esta doce jornada é o Choupal, situado junto à zona ribeirinha de Ponte da Barca, proporcionando um cenário idílico para a partilha deste momento.
Além da oportunidade de saborear este doce, os participantes serão agraciados com uma atmosfera de festa e entretenimento, com animação musical tradicional. O som das concertinas encherá o ar, enquanto o dueto Ofir presenteia o público com um espetáculo animado.
Vá passear e fique a saber mais sobre as borboletas
Para estimular a descoberta das plantas, dos fungos e dos animais que dão vida aos parques históricos e tapadas que gere, a Parques de Sintra preparou novos programas que são um convite a parar, escutar e olhar a natureza com a atenção que ela merece.
“Vamos conhecer… As borboletas diurnas” é a primeira proposta, já no próximo dia 14 de abril, domingo, às 10h00, na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos. Coloridas e delicadas, as borboletas são insetos fascinantes, mas o que sabemos delas? Durante um passeio na zona renaturalizada da Tapada de D. Fernando, na companhia do biólogo Francisco Aguilar, os participantes nesta atividade vão observar borboletas de perto e descobrir, entre muitas outras curiosidades, o papel fundamental que têm como polinizadoras, como se alimentam e como se reproduzem.
Visite este Grand Cabaret
A Hendrick’s prepara-se para apresentar, no dia 19 de abril, o Grand Cabaret, a sua nova edição limitada, num evento aberto ao público, nos aposentos do Palácio de Tancos, em Lisboa, onde cada um dos seus exímios quartos contará uma história capaz de intrigar os mais curiosos. Com entrada gratuita, este evento requer, contudo, inscrição prévia, que pode ser preenchida aqui.
The Cosmic Jungle junta entusiastas da música
O Cosmic Jungle é uma colaboração global de entusiastas da música, focada em organizar encontros pequenos e íntimos ao redor do mundo. Com eventos já estabelecidos em Amsterdão, Tel Aviv, Ibiza e Tulum.
Em Portugal, Omer Tayar, DJ e produtor, Shishi Tayar, fundadora do The Gardens of Babylon e the Altitude Agency, juntaram-se ao cofundador da Goat Community, Bruno Regueira, para apresentar, no dia 27 de abril na Casa Reîa, na Costa da Caparica, o evento The Cosmic Jungle.