[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vem aí o fim de semana…Tome Nota!

O que fazer de 16 a 18 de maio

Estamos de volta com mais uma Agenda Cultural! Se ainda não tem planos para o fim de semana, pegue na caneta e aponte as nossas sugestões para os dias 16, 17 e 18 de maio.

A Memória do Aqueduto

cartaz_Aqueduto_v6

Integrada na programação oficial da 48.ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, estreia hoje o espetáculo “A Memória do Aqueduto”. Que só não sobe tradicionalmente a palco porque decorre, até ao dia 21 (quarta-feira) num inusitado reservatório de água desativado, na zona do Amial (Rua da Cidade de Vigo), na Cidade Invicta.

A venda de bilhetes será feita no local e mediante reservas através do e-mail reservas@fitei.com e há sessões disponíveis nos dias 16, 17, 19, 20 e 21 de maio, às 21h30.

Mercado de Primavera

FA Mercado de Primavera

 

O Forum Aveiro celebra a chegada da primavera com um evento que homenageia a criatividade portuguesa. De 16 a 18 de maio, o Mercado de Primavera traz uma seleção imperdível de marcas e designers nacionais, que vão transformar o shopping num espaço vibrante de talento, originalidade e inspiração. Para complementar esta experiência, o evento contará também com uma programação que inclui uma divertida aula de Puppy Pilates, que alia bem-estar físico à companhia dos amigos de quatro patas, e ainda workshops de flores secas, cerâmica e, com a She Jewellery, de joias, ideais para quem gosta de experimentar novas técnicas e dar largas à criatividade.

A música será também protagonista durante o evento, com concertos ao vivo que animarão a Praça da Estrela ao final de cada dia. A jovem Mariana Guerra abre o programa musical na sexta-feira, seguida de Camila Ribau no sábado, e Pedro Gonçalves no domingo. Três artistas portugueses com estilos distintos que vão criar uma atmosfera descontraída e inspiradora ao fim de tarde no Forum Aveiro.

O Mercado funcionará sexta-feira e sábado das 10h00 às 23h00, e domingo das 10h00 às 22h00.

FICO – FESTIVAL DE ILUSTRAÇÃO E CRIATIVIDADE

FICO

Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, esta que a quarta edição do FICO conta com a presença de ilustradores de renome que vêm ao Alentejo dinamizar vários momentos ao longo dos três dias e participar nas demais atividades. Mariana a Miserável, Mantraste, Bernardo Carvalho (Planeta Tangerina), Kruella, Joana Lourencinho Carneiro, Mariana Malhão e Júlio Dolbeth são alguns dos artistas convidados.

O Festival acontece entre os dias 16 e 18 de maio, na pitoresca vila de Viana do Alentejo,  entre a Praça da República e o Castelo, e, ao longo destes três dias, o Festival conta com diversas atividades: workshops criativos,  como o workshop Raku (técnica de cerâmica japonesa, utilizada principalmente na fabricação de tigelas para a cerimónia do chá, que se caracteriza pela sua rapidez e imprevisibilidade);  Pisar o Barro, ministrado pelo Mestre Oleiro Feleciano Agostinho; Escultura Colaborativa, que, em formato workshop/vivência sensorial,  propõe experiência imersiva de escultura participativa em barro; exposição; concertos com Edu Miranda, Milton Gulli, Tiago Bettencourt e Cantadores do Alentejo; além de Feira de Cerâmica e Olaria que acontece em todos os dias do evento (programação completa abaixo).

Festival Jazz Manouche

A quarta edição do Festival Jazz Manouche de Almada, organizado pela Alma Danada – Associação Criativa, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, está de volta depois do sucesso das últimas edições. Este ano acontece de 16 a 18 de maio e conta com a presença de alguns dos nomes mais emblemáticos do jazz manouche. A programação traz músicos virtuosos dos Países Baixos, França e de Portugal, onde os grupos de jazz manouche continuam a crescer a cada ano.

No dia 16 de maio o público poderá assistir ao concerto de Mozes Rosenberg, um talentoso guitarrista de origem cigana que nasceu na reconhecida família Rosenberg e começou a tocar guitarra aos 6 anos. Os seus solos emocionantes, groove contagiante e virtuosismo impressionante fazem de cada apresentação uma experiência única, com um repertório que inclui standards de jazz, pop e clássicos do jazz cigano.

No dia 17 é a vez de Favino Lorier, originário da comunidade cigana Manouche na Alsácia, França, é um guitarrista e violinista que começou a sua trajetória no jazz ainda na infância, influenciado pelo pai. Enquanto muitos guitarristas de jazz cigano adotam um som moderno, Favino optou por resgatar a nostalgia do passado, desenvolvendo um estilo único e emocional. A sua abordagem autêntica e talento consolidam Favino Lorier como uma das estrelas em ascensão do jazz cigano.

No dia 18 de Maio sobem ao palco os Pompadelic Swing Orchestra e a sua orquestra de guitarra manouche, com foco na guitarra como instrumento principal. Combinam pompe (ritmo), improvisação e swing energético. Formados em 2023, estrearam no Festival Magos da Guitarra (Lamego) e lançaram o single “Fleche d’Or” em 2024. Preparam o seu primeiro EP para 2025, com estreia no Festival Jazz Manouche de Almada. Ainda no dia 18 haverá uma aula de dança a cargo da Escola Blues & Swing Lisboa, especializada em danças vintage.

Os bilhetes estão disponíveis em seetickets.com/.

Um Dia no Mercado

CARTAZ UM DIA NO MERCADO BOLHÃO 25

No próximo sábado, dia 17 de Maio, das 10h às 20h, o Mercado do Bolhão recebe a nova edição de “Um Dia no Mercado”, uma iniciativa da Catarina Rio em parceria com Francisca Guimarães, do projecto Maisena. Nesta edição, mais de 20 marcas portuguesas de roupa, acessórios e joalharia vão dar vida à galeria do 3.º piso do Bolhão — com entrada direta pela Rua Fernandes Tomás — e a promessa é de um dia bem passado, cheio de estilo, sabor e boas descobertas. A entrada é livre.

Sisley Paris no Quiosque da Praça da Alegria

Alegria

A Sisley Paris celebra o lançamento da nova linha Sunleÿa com um takeover exclusivo do Quiosque da Praça da Alegria, num dos recantos mais encantadores e centrais de Lisboa. Durante o fim de semana de 17 e 18 de Maio, das 10h00 às 20h00, os lisboetas e visitantes da cidade são convidados a viver uma experiência única de beleza e verão. Durante estes dois dias, a icónica esplanada ganha um toque das praias de Biarritz, com espreguiçadeiras e chapéus de sol para relaxar, um parquinho infantil para os mais pequenos, e diversas atividades para toda a família enquanto se prepara para o bronze com um sumo de cenoura repleto de antioxidantes.

Durante o takeover, a Sisley Paris irá oferecer amostras e surpresas especiais, proporcionando aos visitantes a oportunidade de experimentar os produtos exatamente onde os deve utilizar, na exposição ao Sol, seja na praia, no campo ou numa esplanada na cidade.

Pinturas restauradas d’A Brasileira 

image005

No dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Para marcar esta data, o MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea e A Brasileira do Chiado, ambos ícones da vida cultural lisboeta, apresentam as primeiras quatro obras restauradas da histórica coleção de arte contemporânea do café-museu, de 1971, numa exposição que se inaugura precisamente a 18 de maio, pelas 16h, no MNAC. Esta é uma oportunidade única para redescobrir os traços vibrantes e as cores originais que marcaram a arte portuguesa na década de 1970.

A inauguração da exposição, que pode ser visitada até ao final do ano, será acompanhada por uma mesa-redonda que junta representantes d’A Brasileira do Chiado, do MNAC e da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, num encontro de participação livre que promete explorar o impacto das artes visuais na transformação social e cultural da cidade.

Visitas guiadas temáticas no Palácio Nacional e Jardins de Queluz

Créditos: Luís Duarte

Créditos: Luís Duarte

O Dia Internacional dos Museus é já no próximo domingo, dia 18 de maio. Para assinalar a data, a Parques de Sintra promove duas visitas guiadas temáticas no Palácio Nacional e Jardins de Queluz, que darão a conhecer com mais detalhe o Jardim Botânico e o projeto de restauro da Capela Real.

A visita guiada ao Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, agendada para as 10h30, centra-se num espaço construído entre 1769 e 1780 para entretenimento e recreio da Família Real. Também designado Jardim das Estufas, este era o local onde, no reinado de D. Pedro III, se plantavam ananases, um fruto exótico muito apreciado pelo rei. O projeto de recuperação do traçado do jardim e da coleção botânica do século XVIII, concluída em 2018, conquistou, de forma inédita, dois Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra: categoria Conservação e o Prémio da Escolha do Público.

Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se a visita guiada “O Expoente do Barroco – A Recuperação da Capela Real de Queluz”. Espaço físico de contemplação e de religiosidade própria da época, onde tinham lugar as pequenas cerimónias reais e as missas privadas da Família Real, a Capela, projetada pelo arquiteto Mateus Vicente de Oliveira, é uma das divisões mais antigas do Palácio. Esta visita guiada aborda a sua história e a investigação levada a cabo no âmbito do projeto de conservação e restauro, que lhe restituiu o esplendor barroco setecentista e a dotou de condições para reintegrar o órgão de tubos do século XVIII, construído por Machado e Cerveira.

Os bilhetes para estas visitas têm o custo simbólico de €1 e estão disponíveis online no site da Parques de Sintra.

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN